"1984", de George Orwell, estreia em Aveiro pela mão da "Artistas Unidos".

Peça de teatro 1984 de George Orwell estreia em Aveiro pelas mãos dos Artistas Unidos.

A obra, escrita por dois premiados dramaturgos britânicos, é uma adaptação para o teatro do clássico literário distópico de George Orwell.

Uma encenação da companhia Artistas Unidos integrada na programação da Capital Portuguesa da Cultura.

Encenada pela primeira vez em 2013, no Reino Unido, a peça 1984 de George Orwell revisita a história de um mundo distópico onde todos são observados e se observam, onde a verdade é brutalmente esmagada e em que todos devem obedecer ao líder do Partido que tudo vê e tudo sabe, o Grande Irmão (Big Brother).

É nesta realidade que Winston Smith, a personagem principal da obra de Orwell, ousa sonhar com um mundo livre.

A peça de teatro de Icke e Macmillan – ambos dramaturgos e encenadores vencedores de diversos prémios, entre eles o UK Theatre para Melhor Encenação por 1984 de George Orwell – centra a narrativa num grupo de pessoas do ano 2050 a ler o diário secreto de Winston Smith.

Durante a leitura, estes cidadãos guardam os seus telemóveis numa caixa para evitar serem pirateados e discutem, em privado, se Smith era uma pessoa real e se os acontecimentos que descreveu realmente aconteceram.

Uma versão multimédia – com vídeo – que testa tanto a tolerância do público à violência, como o conhecimento do texto original.
A encenação de 1984 de George Orwell por parte dos Artistas Unidos está a cargo de Pedro Carraca e conta com Ana Castro, Carolina Salles, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Paulo Pinto, Raquel Montenegro e Tiago Matias no elenco.
A peça tem sessão para o público escolar esta sexta e apresenta-se ao público em geral na noite deste sábado.