Universidade de Aveiro desenvolveu com o Beira-Mar uma 'app' de scouting parametrizável.

2024-03-19 16:27

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA), no contexto de uma dissertação do Mestrado em Engenharia Informática do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), desenvolveu, com o Sport Clube Beira-Mar, uma aplicação de análise de jogo e avaliação de jogadores.

A aplicação, na área vulgarmente designada “scouting”, pode ser parametrizável e a possibilidade de gerar receitas para o clube está no horizonte.

A app “foi desenvolvida para poder ser parametrizável a diferentes realidades, adaptável à necessidades de clubes de pequena, média ou grande dimensão, suportando de modo integrado as diferentes dimensões do processo de gestão do scouting”, carateriza Osvaldo Pacheco, professor do DETI e orientador da dissertação apresentada por João Pedro Pereira.

No desenvolvimento do trabalho, no apoio à especificação, foi crucial o contributo do Paulo Tavares que tem longa experiência na atividade de scouting, refere o orientador do trabalho.

Osvaldo Pacheco explica a vantagem que a app traz ao minimizar os riscos na contratação de atletas, só por si, uma vantagem económica. “A app pode otimizar e tornar mais eficaz o scounting, permitindo melhor avaliação de atletas e deteção precoce de talento. Os ganhos que por aqui podem advir são relevantes. A contratação de atletas é reconhecidamente um processo complexo, arriscado e, muitas vezes, ruinoso. Se a app ajudar a minimizar o risco nas contratações, o retorno é inquestionável”.

À vantagem anterior soma-se ainda outra, assinala. “Dado que a app foi preparada para que todo o processo seja parametrizável (por exemplo, em todas épocas é possível definir, para cada escalão, quais as dimensões a avaliar e qual o peso de cada uma dessas dimensões), pode-se pensar no potencial licenciamento desta app junto de outros clubes. A adaptação da app a outras modalidades, nomeadamente às de pavilhão, pode ser feita com um esforço contido”.

O desenvolvimento desta aplicação web nasceu de um desafio lançado pelo diretor do Sport Club Beira-Mar, Carlos Miguel Marques.

O clube necessitava de uma aplicação de suporte à gestão da atividade de scouting e, a partir de uma conversa inicial, Osvaldo Pacheco desenvolveu uma proposta de trabalho enquadrado numa dissertação do Mestrado em Engenharia Informática.

É apenas a paixão e alguma atividade como jogador amador, para além de um curso inicial de treinador, que liga o professor ao futebol.