Universidade de Aveiro celebra 50 anos ao serviço do ensino superior.

2023-12-15 07:21

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro assinala a passagem do 50º aniversário e o Presidente da República vem à festa.

Céline Cousteau, neta de Jacques Cousteau, e o Cardeal José Tolentino de Mendonça vão ser distinguidos com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro na cerimónia que assinala o 50º aniversário.

A UA inicia a celebração dos 50 anos sob o mote “Ousadia e Liberdade”.

A sessão comemorativa decorre esta sexta, a partir das 15h00, no auditório da Reitoria, com a presença do Presidente da República, em evento que distingue personalidades de relevo nacional e internacional.

Nesta sessão que marca o meio século de instituição será, ainda, distinguido, com o título de Professor Emérito, o primeiro Reitor eleito da UA, Renato Araújo, cujos mandatos decorreram entre 1986 e 1994.

O antigo Reitor foi ainda presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (1989 a 1992), presidente do Conselho Executivo e presidente do Conselho Geral da Fundação das Universidades Portuguesas e, entre 2009 e 2011, assumiu a presidência do Conselho Geral da Universidade de Évora.

Para além dos discursos do Reitor, Paulo Jorge Ferreira, e do presidente da Associação Académica da UA, Wilson Carmo, dos discursos inerentes à atribuição dos doutoramentos Honoris Causa e do grau de Professor Emérito, o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrará a sessão.

Às 19h00, a Orquestra Filarmonia das Beiras, o Coro e a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) atuam no Teatro Aveirense.

Este concerto comemorativo dos 50 anos da UA e dos 26 anos da Orquestra Filarmonia das Beiras, será dirigido pelo maestro, compositor e professor da UA, Vasco Negreiros, tendo como solistas Kinga Switaj (violino) e a soprano Isabel Alcobia.

Os doutoramentos honoris causa vão para Céline Cousteau e José Tolentino de Mendonça.

Neta de um dos mais conhecidos divulgadores da vida oceânica, Jacques Cousteau, Celine tem percorrido o mundo a narrar histórias e experiências para ajudar as pessoas a ligarem-se consigo mesmas, com as suas comunidades e com a Natureza, sendo ativista ambiental, palestrante internacional e documentarista.

Também distinguido com o Doutoramento Honoris Causa, José Tolentino de Mendonça é cardeal, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação no Vaticano, biblista, poeta e ensaísta, e também uma das vozes mais influentes do catolicismo contemporâneo.

Acaba de ser distinguido com o Prémio Pessoa 2023.

Em 1990, publicou a sua primeira recolha de poemas e, desde daí, tem publicado uma obra vasta, diversa e premiada que inclui livros de poesia, ensaios, peças de teatro e textos pastorais.

Ao final da tarde, às 19h00, haverá concerto comemorativo.