UA: Loja 'VOL' inaugurada em Aveiro.

2022-11-28 16:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro e a Associação Académica da UA dão mais um sinal sobre o envolvimento com a comunidade local, com a abertura da loja 'VOL', dedicada ao voluntariado.

Espaço instalado no Bairro de Santiago (Rua de Espinho) para funcionar como "frente de promoção de ações de voluntariado" e um espaço de encontro entre a UA e a comunidade aveirense.

O Reitor, em declarações à Terra Nova, explica que se trata de uma ação não apenas simbólica mas de esforço efetivo em nome do bem-estar da comunidade aveirense. (com áudio)

O Presidente da Associação Académica realça a importância de aproximar as comunidades. Wilson Carmo admite que essa barreira "ainda se faz sentir". Com a Loja 'VOL', de portas abertas diariamente, é possível fazer a ponte entre comunidade académica e a sociedade civil. (com áudio)

A Vice-Reitora, Alexandra Queirós, sublinha os efeitos práticos do programa de voluntariado. "Mais do que formar estudantes e especialistas, a UA pretende também aprofundar a formação humana". O apoio ao estudo e o voluntariado hospitalar são, hoje, faces visíveis desta ação. (com áudio)

O Presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Fernando Marques, participou na cerimónia de abertura da loja.

Este espaço terá várias valências que passam por acolher ações de voluntariado, ações de formação para os voluntários e reuniões de trabalho, entre outras.

Pretende-se, porém, que este venha a ser, também, um espaço de encontro da UA com a comunidade. Daí estar preparado para receber quem o queira visitar, trabalhar, brincar ou estudar: crianças, jovens e adultos.