Trio The Manus vence Concurso Internacional de Jazz da UA.

2022-06-25 07:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Trio The Manus vence Concurso Internacional de Jazz da UA.

O Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro – terminou e revelou os vencedores da edição deste ano.

O trio The Manus conquistou duas das três distinções, incluindo a mais ambicionada, Melhor Ensemble, para além da de Melhor Arranjo Original.

O Francisco Nogueira Quinteto conquistou o Prémio de Melhor Composição Original.

The Manus é um trio constituído por alunos e ex-alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), sediada no Porto, com Afonso Silva (saxofone /EWI, que significa Electronic Wind Instrument, Ricardo Alves (guitarra) e Eduardo Carneiro (bateria).

O Prémio Melhor Arranjo Original foi conseguido com o tema ‘Claire de Lune’, obra originalmente composta pelo compositor francês Claude Debussy (1862-1918).

Ricardo Alves e Eduardo Carneiro, presentes durante a entrega dos prémios - Afonso Silva não pôde estar presente – não escondiam a sua satisfação pela conquista dos dois prémios e, para além de agradecerem ao júri e à organização pela oportunidade, falaram da nova fase após o Concurso Internacional de Jazz da UA.

“A formação já é peculiar, estamos a gostar de tocar juntos, apesar de o fazermos há poucos meses; estas oportunidades impulsionam bastante as possibilidades de compor que serão, inerentemente, cada vez mais desafiantes, também, a nível pessoal”, afirma Eduardo Carneiro.

“A ausência de contrabaixo ou baixo elétrico, que são comuns noutras formações de jazz, faz com que alternemos entre o saxofone e a guitarra para, de alguma forma, compensar essa ausência. Esse esforço abre todo um leque de possibilidades diferentes do ambiente em que nos habituámos a tocar até agora. Esta formação diferente é curiosa e estimulante”, complementa Ricardo Alves.

Ao Francisco Nogueira Quinteto foi atribuído o Prémio de Melhor Composição Original, com o tema ‘Desconforme’.

Este ensemble, onde pontificam alunos e antigos alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), é constituído por João Gato (saxofone alto), Tiago Vigia (saxofone tenor), Vasco Pimentel (piano), Francisco Nogueira (contrabaixo) e Samuel Dias (bateria).

Francisco Nogueira agradeceu a distinção, tanto aos júris, como a todos membros da organização do festival.

“Apesar da óbvia dificuldade de transformar a criação numa competição, ignorando a sua subjetividade e a abstração do seu valor, estas iniciativas serão sempre bem-vindas, porque nos ajudam a querer fazer mais e melhor. Obrigado, mais uma vez, aos responsáveis pela atribuição do prémio e aos meus amigos que aceitaram partilhar a minha

Realça-se que, para além dos prémios monetários associados aos três prémios do Concurso Internacional de Jazz, o vencedor do Melhor Ensemble vai integrar o cartaz do próximo ano do Campus Jazz, mas também vai participar no “Guimarães Jazz”, no “Que jazz é este? - Festival de Jazz de Viseu” e no “Estarrejazz - Festival de Jazz de Estarreja”, por via de acordos de parceria que a UA estabeleceu com estas iniciativas e entidades.

Para além destes dois prémios, o júri formado por Jorge Castro Ribeiro (professor da UA e presidente), Ana Paula Sousa, João Mortágua e Carlos Azevedo – Joana Espadinha esteve ausente por motivo de doença -, atribuiu ainda duas Menções Honrosas ao Mateus Saldanha Quarteto e ao Hugo Ferreira Quarteto.