A Prio concretizou, ontem, o primeiro abastecimento de ECO Bunkers B20 no Porto de Aveiro.
É um passo considerado muito relevante pela empresa instalada no Porto de Aveiro que aposta em produtos ligados à descarbonização do setor marítimo.
O navio abastecido pertence à frota de navios Schulte & Bruns Nederland BV que faz escala regularmente no Porto de Aveiro.
O biocombustível da PRIO permite uma redução de até 87,8% de gases com efeito de estufa (GEE), face à alternativa fóssil e permite cumprir com as novas metas internacionais da IMO (Organização Marítima Internacional) e da EU (sistema ETS), referiu à Rádio Terra Nova Telmo Ferreira da PRIO. (com áudio - na foto)
A este ECO Bunkers B20 (combustível com incorporação de 20% de energia renovável), está associado um Carbon Factor de cerca de 2,7 gCo2/gfuel, o qual será utilizado para cálculo anual do Carbon Intensity Indicator (CII) do navio e atingir os ratings exigidos pela IMO.
Com o ECO Bunkers B20, o navio FWN SUN vai sair de Aveiro e transportar a sua carga, reduzindo em cerca de 20% as emissões de CO2, face a um combustível fóssil.
O navio foi abastecido com 50 toneladas de ECO Bunkers B20, o que permite reduzir 40 toneladas de CO2, no imediato.