Porto de Aveiro lança concurso público para Empreitada de Dragagens de Manutenção. (notícia atualizada)

2024-05-22 16:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar um Concurso Público para a Empreitada de Dragagens de Manutenção dos Portos de Pesca Costeiro, do Largo e Entrada da Darsena de Manobras, pelo valor base de 1.225.000,00 € (um milhão, duzentos e vinte e cinco mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 120 dias.

Esta empreitada, cujo objetivo passa por manter as cotas de navegabilidade das áreas intervencionadas, prevê um volume estimado de dragados, incluindo a remoção da pedra, de 161.000m3, que serão submergidos na deriva, a sul da Costa Nova e da pedra na base do Molhe Norte.

Para Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, esta obra representa “Um importante investimento para melhorar a operação portuária e segurança da navegação num conjunto de canais e cais do Porto de Aveiro, nomeadamente no porto de pesca do largo (cais dos bacalhoeiros). Esta é uma intervenção fundamental, a par da requalificação e valorização do cais dos bacalhoeiros como cais-dique, para potenciar o desenvolvimento daquele importante ativo do porto”.

As áreas de pormenor sujeitas a esta intervenção são o Canal de acesso ao Porto de Pesca Costeira, o Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca, a Doca de Recreio do Jardim Oudinot, o Canalete do Triângulo das Correntes, o Canal de acesso ao Porto de Pesca do Largo, a Pontes-cais do Porto de Pesca do Largo, estando previsto, ainda, a remoção de pedra e dragagem da entrada Norte da Darsena do Terminal Norte.

Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro já resumiu a obra em declarações à Terra Nova. (com áudio)