A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha apresenta ao público no mês de setembro a III Mostra de Ficção Científica e Fantasia, encerrando um ciclo de exposições e conferências sobre a temática, iniciado o ano passado.
A mostra vai contar com uma palestra intitulada “Da Ficção Científica e da Ciência Fictícia”, por Álvaro de Sousa Holstein e José Manuel Morais, este sábado, às 16h00.
Nas duas primeiras mostras procurou-se dar a conhecer o que se publicou em Portugal sobre Ficção Científica e Fantasia, permitindo a conclusão de que os principais autores foram traduzidos e editados em português no seu tempo.
Os leitores portugueses acompanharam a vanguarda da ficção científica mundial, através de traduções contemporâneas, conhecendo desde muito cedo nomes como Júlio Verne, H. Rider Haggard, Aldous Huxley, Isaac Asimov, H.G. Wells, Phillip K. Dick, George Orwell, Ray Bradbury ou Arthur C. Clarke.
Nesta III Mostra, patente ao público até ao dia 30 de setembro, os autores portugueses e as suas obras são os protagonistas. A exposição está organizada por temas abordados, tendências e “contacto com os Outros”.
De acordo com o dinamizador da Mostra, Álvaro Sousa Holstein, pretende-se dar uma panorâmica do que aconteceu em Portugal nos campos da ficção científica e fantasia, desde as obras mais antigas, até às coleções de referência, passando pelas antologias incontornáveis, pelas referências internacionais e pelas influências que nos chegaram através da língua castelhana.
“A ideia é dar uma visão bem diferente das anteriores, fragmentando a ‘história da ficção científica e fantasia nacional’ através da apresentação, não cronológica ou editorial, mas agrupada por ‘momentos’”, explicou Sousa Holstein, um dos autores, juntamente com José Manuel Morais, da “Bibliografia da Ficção Científica e Fantasia Portuguesa”, em 1993.