"Os Verdes" consideram que falta medir impacto da alta velocidade na paisagem da Bairrada.

2023-11-28 08:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Ecologista Os Verdes diz que os projetos não está a considerar o impacto da alta velocidade na paisagem da Bairrada.

Uma delegação do partido ecologista esteve de visita ao Município de Anadia e participou num conversa sobre “A Situação da Vitivinicultura na Região da Bairrada”.

Participaram Fátima Flores, eleita do PEV, no quadro da CDU, na Assembleia da Freguesia na U.F. de Arcos e Mogofores, e o Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Salientou-se a “importância e o papel” da vinha na região, do ponto de vista “económico, cultural, social, a sinergia com outros setores económicos como o turismo e a crescente adoção de medidas por parte dos produtores para a preservação do ambiente, em particular, no que concerne ao subsolo”.

A conversa incidiu em particular com as preocupações associadas com a Alta Velocidade e, embora seja reconhecida a importância da ferrovia, os participantes entendem que o traçado da Linha caso venha a ser construído “acarreta um conjunto de impactos para o setor do vinho, em particular com os impactos indiretos no ambiente, ecossistemas, recursos hídricos e atividade económica que não estão a ser acautelados nos estudos e avaliações ambientais”.