Oliveira do Bairro: Rede de ecopontos reforçada com novos equipamentos.

2018-05-22 09:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Concelho de Oliveira do Bairro conta com mais 20 ecopontos, cinco em cada uma das quatro freguesias, com o objetivo de aumentar o volume de reciclagem, facilitando a acessibilidade aos pontos de deposição seletiva de resíduos recicláveis.

Relativamente aos ecopontos já existentes que se encontrem em mau estado, o Município garantiu junto da ERSUC, empresa responsável por esses equipamentos, a sua substituição progressiva, tendo já sido definidos os casos prioritários.

Em matéria ambiental, o Município de Oliveira do Bairro foi um dos 30 promotores, a nível nacional, que recentemente garantiram financiamento para a implementação de medidas de valorização e promoção da vertente ambiental dos seus eventos, neste caso para duas das várias iniciativas de cariz ambiental que vai implementar na edição deste ano da Expo Bairrada, a quem foi atribuído o “Sê-lo Verde 2018”.

Ainda no mesmo âmbito, o Município realizou, no passado mês de abril, uma campanha de divulgação de um novo serviço gratuito de recolha seletiva de resíduos porta a porta, direcionado ao comércio e serviços, sensibilizando os comerciantes para as vantagens da adoção de comportamentos ambientalmente corretos, no âmbito da valorização dos resíduos urbanos.

Segundo Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, “a consciencialização para a área ambiental, que passa por uma profunda mudança de mentalidades e de hábitos, é uma grande preocupação deste Executivo, nomeadamente no aumento da recolha de resíduos seletivos, de forma a reduzir os níveis de resíduos indiferenciados e assim incrementar as taxas de reciclagem do Concelho, com benefícios evidentes, não só a nível ambiental, mas também económico”.

Para o autarca, a aposta na área do ambiente “é uma aposta na sustentabilidade e na qualidade de vida dos nossos munícipes”.