Nuno Gonçalo da Paula lança obra “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias”.

2024-04-10 07:40

Categoria: 

Concelho: 

Nuno Gonçalo da Paula lança no próximo dia 20 de Abril a obra “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias”.

Mais uma edição dedicada à figura de Santa Joana com apresentação a cargo de Luís Souto.

Trata-se de uma edição da 959 – Associação para a investigação, consultoria e edição em comunicação - com abertura de Maria da Luz Nolasco, técnica superior do Museu de Aveiro, e prefácio de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro.

O essencial da obra resultou da dissertação de mestrado do autor, em 2018, sendo que, desde então, se continuou a recolha de documentação sobre o culto a Santa Joana Princesa em Aveiro, mas também de imagens e obras referentes à Padroeira da cidade e da diocese.

O fio condutor da obra é a ação desenvolvida por vários agentes no culto à Infanta D. Joana em Aveiro: Mosteiro de Jesus e Ordem dos Pregadores, Diocese de Aveiro, Irmandade de Santa Joana Princesa e Município de Aveiro, desde o seu falecimento, em 12 de Maio de 1490, até aos nossos dias.

Além da documentação que está aduzida ao volume, muita dela estava já no pó dos arquivos ou contava com dezenas de anos desde a sua divulgação primitiva, o autor pretendeu cruzar informações relevantes para se entender o culto a Santa Joana em Aveiro.

Além das imagens provenientes do arquivo do autor e da Irmandade de Santa Joana Princesa, são também apresentadas fotografias do Município e do Museu de Aveiro.

Nuno Gonçalo da Paula apresenta na obra imagens da Infanta se não de todo desconhecidas, pelo menos pouco divulgadas.

A capa do livro “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias” apresenta uma aguarela de António Neves, concebida para esta edição, sendo que a contracapa reproduz uma frase de D. João Evangelista de Lima Vidal, num mês em que se completam 150 anos do seu nascimento e sendo que a ele se deve o reativar do culto contemporâneo a Santa Joana Princesa.

O lançamento da obra terá ainda apontamento musical por Tiago Matias.

Evento no dia 20 de Abril, às 15 horas, na Igreja de Jesus (Museu de Aveiro/Santa Joana).