Murtosa: Oficina de Artes recebe mais uma edição do “Encontro com o Autor”.

2022-11-19 08:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O auditório da Oficina de Artes recebe mais uma edição do “Encontro com o Autor”, que terá como convidado o conceituado escultor, com fortes ligações à Murtosa, José João de Brito.

Brito é autor de uma parte muito relevante da arte pública urbana do concelho da Murtosa, do Monumento ao Emigrante à Monumento à Varina, passando pelo Monumento ao Bombeiro e ao Busto do Padre António Morais da Fonseca, entre muitos outros.

A Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa organiza, ciclicamente, o “Encontro com o Autor”, que visa aproximar o público dos autores e criadores, das mais variadas áreas artísticas, da escrita à música, passando pelas artes plásticas, cinema ou teatro, através de sessões de conversa e partilha, onde a proximidade e a informalidade são a tónica dominante.

José João de Brito nasceu em Coimbra em 1941.

Filho do Dr. José Eduardo Carneiro de Brito, que exerceu medicina na Murtosa, está intimamente ligado a esta terra, onde passou a sua infância e juventude.

Frequentou o Curso Complementar de Escultura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1966 e galardoado com o Prémio de Escultura Teixeira Lopes em 1967.

É Membro da Direção da SNBA e sócio correspondente da Academia Nacional de Belas Artes.

Realizou diversas exposições individuais, nomeadamente na Cooperativa ARVORE, Porto, na galeria Altamira, Lisboa, na galeria Nasoni, Porto, no Espaço Poligrupo-Renascença, Lisboa, Galeria Verney, Está representado em coleções nacionais e estrangeiras destacando o Museu Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante), Centro Cultural da Caloura S. Miguel, Açores), O Lugar do Desenho (Estremoz), a Casa Fernando Pessoa (Lisboa), Museu da Casa da Moeda (Lisboa) e o British Museum (Londres).

O encontro deste sábado está marcado para as 16h.