Murtosa acolhe apresentação de obra sobre vida de Setubalense-Murtoseiro.

2020-08-22 08:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O auditório da Oficina de Artes (antiga Escola Primária de Pardelhas-Monte), na Murtosa, acolhe, este sábado, dia 22 de agosto, pelas 15H00, a apresentação do livro “Recta Intenção In Memoriam do João Sacristão, Setubalense-Murtoseiro”, da autoria de Conceição Lopes.

A obra, escrita por sua filha, constitui uma homenagem à figura singular de João Maria Afonso Lopes, nascido em Setúbal, descendente de Murtoseiros, perpetuado na memória das gentes sadinas como João Sacristão.

Para além da autora, a sessão contará com as intervenções de Idália Sá-Chaves, Professora e Investigadora da Universidade de Aveiro; de Jorge Arroteia, Professor e Investigador da Universidade de Aveiro; de Eugénio Fonseca, Presidente da Caritas Portuguesa; de Catarina Gil, neta, Diretora de Publicidade da SIC e do cantautor Manuel Freire.

Após a sessão, pelas 17H30, a Paróquia de Santa Maria da Murtosa homenageará João Sacristão com a celebração de eucaristia por sua alma na Igreja Matriz da Murtosa.

Os cinquenta anos de apostolado de João Sacristão (1914-1999) estão na base deste livro.

Nas muitas conversas entre pai e filha, diz ter encontrado relatos para o conteúdo da obra.

“Eu pedia-lhe que escrevesse os relatos que me fazia. A necessidade de contextualizar as histórias de vida escritas pelo meu pai conduziu a busca de conhecimento sobre: a vida dos trabalhadores dos Caminhos de água da Murtosa, lugar de onde meus avós migraram, no final do século XIX, para a cidade de Setúbal, destino do êxodo dos murtoseiros que se instalaram no Bairro das Fontainhas e no Bairro Santos Nicolau; algumas dimensões do perfil antropológico das mulheres e dos homens murtoseiros, dos seus valores e padrões de cultura e de como estes estão presentes na educação do meu pai e na sua ação; a cidade de Setúbal, a vida dos murtoseiros apegados ao labor, no rio sado e nas fábricas, e às atividades da Igreja de São Sebastião, no início do século XX”, revela Conceição Lopes.

Os testemunhos do Bispo Emérito de Setúbal, Dom Manuel Martins, do Presidente da Cáritas Diocesana Eugénio Fonseca, de uma das suas netas, Teresa Catarina Lopes Gil e de duas das suas filhas Lourdes e Conceição são expressões da vida deste apóstolo do século XX, pai de onze filhos e companheiro da Teresa, a sua mulher murtoseira.