Municípios da região assinalam Dia Internacional da Proteção Civil.

2024-03-01 07:07

Categoria: 

Concelho: 

A região de Aveiro assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil.

Na Região de Aveiro, o evento principal decorrerá na EB 2,3 de Oliveirinha, em Aveiro, no próximo dia 8 de Março.

O Comando Sub-Regional da Região de Aveiro marca presença em diferentes eventos.

No caso do município de Aveiro haverá uma ação em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil e vários agentes de proteção civil que estarão envolvidos num simulacro de incêndio, seguindo-se uma mostra de meios onde a comunidade escolar poderá contactar com as diferentes entidades.

Devido às previsões meteorológicas, as atividades foram adiadas, em princípio, para dia 8 de Março.

Em Portugal e no mundo, a efeméride visa sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

O Município de Oliveira do Bairro assinala a data com a apresentação de alguns dos meios de socorro disponíveis no Concelho, contando para isso com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e da Guarda Nacional Republicana.

 

imagem: CIRA/Câmara de Águeda