MUBi diz que cortar nos impostos sobre combustíveis é uma “oportunidade perdida” para descarbonizar os transportes.

2022-05-10 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A MUBi diz que cortar nos impostos sobre combustíveis é uma “oportunidade perdida” para descarbonizar os transportes.

Reação da associação pela mobilidade urbana às medidas assumidas pelo Governo para quem as medidas para mitigar o aumento de preços nos combustíveis terão custado aos contribuintes portugueses 700 milhões de euros em apenas 8 meses.

“Esta é uma oportunidade perdida para investir em opções de mobilidade mais eficientes e sustentáveis, como os transportes públicos e os modos activos, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis”.

A estrutura liderada por Rui Igreja, da Ciclaveiro, faz contas ao dinheiro e ao que seria possível fazer em nome da mobilidade suave.

“O custo com dois dias de redução do ISP seria suficiente para um primeiro ano de um programa nacional bike-to-work e seis dias de redução do ISP permitiram aplicar a taxa reduzida de IVA de 6% a bicicletas durante um ano inteiro, por exemplo”.

“Esta é uma oportunidade perdida para dirigir mais investimentos à mobilidade sustentável e descarbonizar o sistema de transportes. Para que tal aconteça, teremos que reduzir drasticamente o uso de combustíveis fósseis em vez de continuar a encorajar o seu consumo. Metade das deslocações nas duas áreas metropolitanas são inferiores a 5 km, e muitas delas poderiam ser feitas a pé ou de bicicleta, se os ambientes urbanos fossem seguros e confortáveis para estes modos”.