Mara Freire vence Prémio Investigador 2021 da Universidade de Aveiro.

2022-02-16 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mara Freire, investigadores já multipremiada da UA, venceu o Prémio Investigador 2021 da Universidade de Aveiro.

A investigadora, coordenadora e cientista do Departamento de Química e do Instituto de Materiais de Aveiro da Universidade de Aveiro (CICECO) é tida como uma das cientistas mais influentes na área da Engenharia Química e Industrial.

Na chamada ao palco da Reitoria, agradeceu o trabalho da sua equipa e fundamentou esse reconhecimento como um dos pilares ao sucesso na investigação (com áudio).

O Prémio de Boas Práticas Pedagógicas foi para Margarida Fardilha, docente responsável pela unidade curricular Bioquímica Integrativa da Licenciatura em Ciências Biomédicas.

Quanto ao Prémio Cooperação UA foi na área do Ambiente, Mar e Floresta para o projeto Comaso que pretende ajudar as entidades locais ou nacionais a identificar os locais de maior vulnerabilidade e risco, para minimizar os problemas da erosão costeira.

Os investigadores e coordenadores do projeto Carlos Coelho e Márcia Lima receberam o prémio.

Na categoria Saúde, Biotecnologia e Alimentação o prémio foi entregue a Alda Marques, coordenadora do Lab3R da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) e responsável pelo projeto desenvolvido a pensar na reabilitação de pessoas com Doença pulmonar obstrutiva crónica, asma, apneia do sono, fibrose pulmonar idiopática e bronquiectasias.

O prémio Territórios, Economia e Cultura foi entregue ao projeto Pegada Ecológica e Biocapacidade dos Municípios Portugueses, um projeto que visa influenciar políticas de coesão territorial e promover novos instrumentos e políticas públicas que reforcem o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável dos municípios e do país.

O prémio foi entregue à investigadora Sara Pires.

Quanto ao Prémio TAG foi para a equipa dos Serviços de Gestão Técnica no âmbito da implementação na UA do Plano de Prevenção e Atuação Face à COVID-19.

O reconhecimento aos funcionários foi tomado como um dos pilares da sessão.

Mário Pelaio, administrador dos serviços sociais, lembra que é um esforço muitas vezes silencioso (com áudio)

Artur Silva, vice reitor responsável pela área científica, distingue a investigação como marca da UA.

Realça este prémio como estímulo ao trabalho de equipa e à ambição colocada nos diferentes departamentos (com áudio)