"MAR MAIOR" é apresentado no Centro de Artes e Espetáculos da FIgueira da Foz.

2024-02-28 16:41

Categoria: 

Concelho: 

“MAR MAIOR”, vai ser apresentado no grande auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, no próximo sábado dia 2 de março, pelas 16h00, com entrada gratuita.

Este documentário, realizado pelo ilhavense Rui Bela e guião escrito também pelo ilhavense Senos da Fonseca, foi produzido em exclusivo para a RTP, estreando-se também agora fora do circuito televisivo.

Para além da projeção, o evento finalizará com uma sessão protagonizada pela equipa que produziu a obra e contando com a presença de alguns participantes da faina maior.

Será uma jornada cinematográfica emocionante, que mergulha na história e na cultura da pesca à linha do bacalhau, destacando a dedicação e a coragem dos pescadores portugueses que enfrentavam os desafios de uma atividade extremamente dura e perigosa.

Com 56 minutos de duração, este filme impressionante, mergulha nas profundezas dos mares da Terra Nova e da Gronelândia retratando a fascinante tradição da pesca à linha do bacalhau, mantida pelos pescadores portugueses ao longo de cinco séculos de história, bem como as relações entre portugueses e canadianos e ainda a construção naval em madeira.

O documentário revela alguns dos segredos da pesca, plasmando a luta quotidiana dos pescadores enquanto embarcavam nos seus frágeis dóris, nas suas jornadas extremamente perigosas, em busca do cobiçado bacalhau, e a imponência dos famosos lugres bacalhoeiros concebidos por afamados mestres construtores navais portugueses Esta obra, pretende ser um tributo não apenas à pesca à linha do bacalhau, mas também ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses, que enfrentavam tempestades e condições adversas, mantendo viva uma tradição secular.

“MAR MAIOR” é uma homenagem a estes “seres maiores”, ao seu trabalho árduo e dedicação incansável, bem como ao papel essencial que desempenharam na preservação do património marítimo e cultural português.