Mafalda Ramos e Maria Afonso representam Aveiro na final do Parlamento dos Jovens.

2024-03-22 07:13

Categoria: 

Concelho: 

Apurados os representantes distritais à final nacional do Parlamento dos Jovens.

Essa final nacional será realizada na Assembleia da República nos dias 27 e 28 de maio.

Na fase distrital estiveram presentes 32 escolas com 97 deputados.

Mafalda Ramos e Maria Afonso, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento participarão nessa final com Joana da Silva Barbosa e Stacy Margarida da Silva Rodrigues (Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis), Matilde Pinho Alves e Lara Sofia Silva Pinho (Agrupamento de Escolas de Ovar Sul) e Cláudio Filipe Araújo Silva | Rúben Filipe Oliveira Marques (Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira).

O evento distrital contou com as presenças do Deputado da Assembleia da República, Rui Vilar, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, a representante da Direção de Serviços de Educação do Centro, Conceição Santos, a representante da Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Ana Caria, e a jovem Presidente da Sessão Distrital, Diana Gomes, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento de Aveiro.

Entre os suplentes ficaram alunos do Agrupamento de Escolas José Estêvão (Deputados: João Pedro Ferreira Marques da Silva e Mariana Oliveira e Silva Laranjeiro) e Murtosa (Henrique Rendeiro Silva da Cunha e Luísa Cascais Penajóia).

O tema proposto em nome do Círculo Eleitoral de Aveiro à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para debate no próximo ano letivo é “O futuro do trabalho: desafios e oportunidades para os jovens”.

No Distrito de Aveiro o Programa Parlamento dos Jovens envolveu 33 escolas, 930 alunos, 12.977 eleitores inscritos, 6.874 votantes, 93 listas e 220 turmas.

O Parlamento do Jovens tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.