Liga Portuguesa Contra o Cancro apresenta roadshow online na Secundária da Gafanha da Nazaré.

2020-12-02 08:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro regressa à atividade com o roadshow “HPV e Quê?”.

Da presença física passa à versão digital em contacto com escolas sob a temática da prevenção do HPV.

Esta é uma ação que passa pelo concelho de Ílhavo e que visa sensibilizar para a prevenção da infeção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), responsável pelo cancro do colo do útero.

A segunda edição nacional desta iniciativa, agora promovida online, abrange novas escolas e dinâmicas de interação com os alunos, adequadas à realidade atual e conta com o Waze, o artista de hip-hop e conhecido youtuber, embaixador da LPCC nesta iniciativa, que dará cinco concertos online.

A iniciativa percorre todo o país. Em dezembro são as escolas da Região Centro que recebem este roadshow.

Esta quarta-feira presença online na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e amanhã é a vez da Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda.

Ao todo, mais de quinhentos alunos, do 3º ciclo e ensino secundário, terão a oportunidade de integrar esta ação educativa e interativa.

O HPV, ou Vírus do Papiloma Humano é o vírus sexualmente transmissível mais frequente.

O cancro do colo do útero, o segundo mais frequente nas mulheres, é a doença mais relevante associada à infeção por HPV.

Através da vacinação, é possível prevenir várias doenças e cancros associados à infeção por HPV. Por isso, disponibilizar informação científica, atual e validada, é um aspeto da maior relevância.

Na população sexualmente ativa, estima-se que 75 a 80% das mulheres e homens sexualmente ativos sejam infetados pelo HPV em determinado momento da sua vida.

Na maioria dos casos, a infeção provocada pelo HPV desaparece espontaneamente ao fim de 1 a 2 anos. Nos casos em que o HPV não é eliminado, a infeção pode progredir para doença.

Em 2008 a vacinação contra o HPV foi incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Atualmente, qualquer rapariga até aos 17 anos de idade que ainda não tenha sido vacinada pode beneficiar da vacinação gratuita, bastando dirigir-se ao Centro de Saúde/USF da sua área de residência.

Por sua vez, os rapazes nascidos a partir de 2009 também podem fazer a vacina gratuitamente, no Programa Nacional de Vacinação (PNV), a partir de outubro de 2020.