Legislativas: Deputados do PS elogiam sistema sub-regional de proteção civil. Aliança Democrática reclama descentralização na saúde.

2024-02-21 15:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os candidatos a Deputados do PS/Aveiro destacam a importância do sistema sub-regional de emergência e proteção civil.

Visitaram o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro no âmbito da ronda de contactos que a candidatura do PS vem estabelecendo com entidades de relevante atividade e representatividade no Distrito.

Na reunião que mantiveram com o Comandante Sub-Regional, António Ribeiro, e o 2º Comandante Sub-Regional, Ricardo Fradique, os candidatos Filipe Neto Brandão e Rosa Venâncio apresentaram cumprimentos “em nome da candidatura do PS e expressaram o reconhecimento dos socialistas pelo trabalho desenvolvido em prol da segurança de todos os que vivem ou trabalham na Região de Aveiro”.

De referir que a criação dos Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil decorre de uma reforma no sistema de proteção civil que, passando a adotar um modelo sub-regional, visou alcançar uma maior proximidade com o patamar municipal (e intermunicipal) e, com isso, uma resposta mais eficaz e célere de todo o sistema nacional de proteção civil.

Quanto à Aliança Democrática esteve com o setor social em Albergaria.

Emídio Sousa defende protocolos com o setor social para resolver problemas da área da saúde.

O cabeça de lista da Aliança Democrática por Aveiro deu esta quarta-feira o concelho de Albergaria-a-Velha como um “exemplo” da necessidade de descentralização de serviços, nomeadamente na área da saúde.

Ao visitar a Santa Casa da Misericórdia local, Emídio Sousa defendeu a contratualização com o setor social para ajudar a resolver os problemas sentidos naquele setor.

“Sentimos uma grande necessidade de aprofundar a descentralização na área da saúde, sabendo que é uma tarefa difícil. Mas, como percebemos nesta visita, o setor social deve ser chamado a esta resposta, através da celebração de protocolos. O país deve deixar-se de dogmas ideológicos segundo os quais o estado tem de fazer tudo, há que envolver a capacidade instalada do país, porque no centro da atividade política devem estar as pessoas”.

Em Albergaria-a-Velha, falou do setor da saúde como um dos que regista défice no Município.

“Não ter médico de família é estar fora do Serviço Nacional de Saúde”.