Legislativas: BE apresenta lista de candidatos com aposta no setor da saúde.

2024-01-16 10:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois de ter anunciado os nomes de Moisés Ferreira e Nelson Peralta, o Bloco de Esquerda apresenta a lista para as eleições legislativas de 10 de março pelo círculo eleitoral de Aveiro.

Destacam-se figuras do universo do setor da saúde.

A terceira da lista é Sónia Pinto, 39 anos, enfermeira, mestre e especialista em enfermagem de saúde familiar.

Pertence à Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários.

Tem publicações e investigação feita na área da violência doméstica e de género, populações vulneráveis e pessoas com deficiência.

Filipa Vieira, 25 anos, de Águeda, licenciada em Biologia e mestre em Biologia Aplicada pela Universidade de Aveiro é a 4ª da lista que inclui o investigador universitário João Moniz; Sara F. Costa, 36 anos, escritora, professora e ativista; Tiago Paiva, 35 anos, docente universitário e Investigador doutorado em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Bibiana Pinho, 38 anos, licenciada em gestão do património; Eduardo Couto, 21 anos, natural de Fiães, Santa Maria da Feira, licenciado em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e autarca na Assembleia de Freguesia de Fiães; Ana Luzia, 57 anos, licenciada pela Universidade de Aveiro em Línguas e literaturas modernas e docente do ensino secundário e Bruno Morais, 44 anos, Técnico de Emergência Pré-hospitalar no Instituto Nacional de Emergência Médica e Ana Luísa Pinto, independente, é terapeuta familiar e psicóloga clínica e da saúde da ULS Entre Douro e Vouga, responsável pelo Serviço de Psicologia dos Cuidados de Saúde Hospitalares.

Moisés Ferreira, 38 anos, mestre e doutorando em psicologia, lidera a lista.

Foi deputado à Assembleia da República entre 2015 e 2022, altura em que coordenou a política de saúde do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. É dirigente distrital e nacional do Bloco.

O número dois é Nelson Peralta, 42 anos, licenciado em biologia, trabalhou em projetos de investigação relacionados com ecologia e recursos marinhos.

Foi eleito deputado à Assembleia da República na XIV legislatura, tendo assumido a coordenação do grupo parlamentar na comissão de ambiente e energia. Foi candidato à Câmara Municipal de Aveiro. Integra a direção nacional do Bloco de Esquerda.