Laboratório do envelhecimento estreia curta-metragem e debate preparação para a reforma.

2024-03-19 11:14

Categoria: 

Concelho: 

A curta-metragem "A Reforma de Manuel Lima", realizada por Gonçalo Almeida, estreia amanhã, 20 de março, às 18h30, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo.

Esta foi a obra vencedora do Concurso de Curtas-Metragens no Envelhecimento 2023, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do Laboratório do Envelhecimento.

Manuel Lima, de 84 anos, protagonista da curta-metragem, teve várias profissões ao longo da vida.

Agora, reformado, ocupa parte do seu tempo a fazer aquilo que sempre lhe deu mais prazer: trazer alegria aos outros, através da interpretação e do humor.

Neste cómico documentário feito pelos netos reflete-se sobre o trabalho, o envelhecimento e o ócio.

Depois da exibição da curta-metragem, segue-se uma mesa-redonda dedicada ao tema da reforma e suas implicações, enriquecendo o debate sobre este assunto premente na sociedade atual.

Esta mesa contará com a participação de Narino Santos, funcionário da Câmara de Ílhavo, que poderia estar a beneficiar da reforma, mas optou por permanecer ativo no seu trabalho, e de Gladys Marques, formadora do IEFP, que está atualmente em processo de preparação para a sua reforma.

Adicionalmente, será anunciada a abertura de uma nova edição do Concurso da Curta-Metragem no Envelhecimento.

Este concurso tem como objetivo incentivar a criação de argumentos para potenciais curtas-metragens, valorizando a qualidade e a criatividade das propostas apresentadas.

O prémio para o vencedor deste concurso é de 1500 euros, reconhecendo assim o mérito e o talento dos participantes.