Laboratório do envelhecimento com menção honrosa no Prémio Manuel António da Mota.

2022-11-28 08:07

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo em destaque no Prémio Manuel António da Mota com menção honrosa para o Laboratório do Envelhecimento.

Numa edição que teve como vencedor a Reencontro (Associação Social, Educativa e Cultural), que recebeu o prémio de 50 mil euros, em cerimónia realizada no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa sessão que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, Maria Manuela Mota, e Presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS, António Mota.

O Laboratório do Envelhecimento garantiu menção honrosa.

Trata-se de um equipamento ligado à investigação e artístico, proporcionado a criação de novos produtos, projetos e a produção de conhecimento através dos diferentes parceiros académicos e tecnológicos.

Mariana Ramos reconhece a importância do reconhecimento enquanto estímulo para manter o trabalho em nome de um futuro mais ativo e com mais saúde mesmo em idades avançadas (com áudio)

"Este prémio reconhece o trabalho desenvolvido e aumenta a notoriedade e responsabilidade do Laboratório do Envelhecimento, a nível nacional e internacional. O nosso compromisso é conseguir diariamente criar e oferecer instrumentos reais e úteis às pessoas mais velhas, melhorando a sua qualidade de vida e a sua realização pessoal”, afirmou Mariana Ramos.

A programação é dirigida à comunidade, estando dividida em 3 eixos de atuação: Investigação; Conhecimento e Criação Artística.

A par da Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural, vencedora do Prémio, foram ainda distinguidas nove instituições nacionais, cabendo o 2º e 3º lugares, respetivamente, ao Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Pão a Pão (PAP), e as restantes sete menções honrosas a Aldeias Humanitar – Associação de Solidariedade Social, Associação Academia do Johnson Semedo, Câmara Municipal de Ílhavo, Centro de Solidariedade de Braga/Projeto Homem, Orquestra sem Fronteiras, VivaLabPorto e ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Quanto ao Laboratório do Envelhecimento estuda e testa novos conceitos no campo do envelhecimento ativo.

Espaço de criatividade e debate marcado por tertúlias e oficinas.

O encerramento das tertúlias de 2022 será dedicado ao tema "Sexualidade na Pessoa Mais Velha"

Sessão, esta quarta, dia 30 novembro, pelas 19h, no Laboratório do Envelhecimento, com a mediação da psicóloga Laura Cónego.

Espera-se uma partilha entre os intervenientes e participantes, na última edição deste ano da iniciativa "Fala!", dinamizada pela Associação Nacional de Gerontólogos.

As inscrições, gratuitas, poderão ser efetuadas através do endereço de e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt.

Nas últimas semanas, o Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo dinamizou uma série de ações centradas na Azulejaria.

As sessões de cromoterapia pretenderam conectar as emoções das pessoas mais velhas aos azulejos, através da aprendizagem de novas técnicas de produção artística em azulejo, com orientação artística de Acácio Moreira.