Investigador do CICECO integra Global Young Academy.

2024-03-07 15:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O investigador auxiliar João Borges, do Instituto de Materiais de Aveiro (CICECO) - laboratório associado da Universidade de Aveiro (UA) - e do Departamento de Química, foi o único jovem cientista português escolhido para membro da Global Young Academy (GYA), entre 2024 e 2029.

Em paralelo, mas sem relação com esta iniciativa, foi selecionado para o Seminário de Jovens Cientistas (SJC) da Academia das Ciências de Lisboa para o período entre 2024 e 2026.

Os dois processos, a escolha para a Global Young Academy e para o Seminário de Jovens Cientistas, embora próximos no tempo, seguiram processos de avaliação independentes.

João Borges, um dos 45 novos membros, oriundos de 30 países, selecionados este ano em virtude da sua excelência académica e compromisso demonstrado para com a sociedade, será conduzido membro da GYA no Encontro Geral Anual da GYA que terá lugar a 7 de maio na Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina, em Washington, Estados Unidos da América.

A candidatura do jovem investigador do CICECO ficou nos primeiros lugares deste concurso altamente competitivo, tornando-se o único cientista português a ser nomeado este ano.

O investigador auxiliar, membro do grupo de investigação COMPASS (do CICECO) dirigido por João Mano, professor do Departamento de Química, constata que, desde 2013, não é selecionado qualquer cientista português e é a primeira vez que é nomeado um membro da UA.

“Este reconhecimento divulga e destaca o trabalho que nós, cientistas em início e meio de carreira, desenvolvemos, e muito bem, em Portugal e eleva o nome da Universidade de Aveiro”, comenta João Borges, feliz pela eleição.