Ílhavo: Museu Marítimo promove formações sobre literacia do oceano.

2024-03-14 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo inicia um ciclo de sessões de formação para a comunidade docente e outros interessados em torno da importância do Oceano.

A primeira sessão, sob a temática “a Literacia do Oceano”, vai acontecer no dia 23 de março, sábado, das 14h00 às 17h30.

Visa capacitar os professores e a comunidade com mais ferramentas, pensamento crítico e compreensão acerca da importância que o Oceano tem no dia a dia, e como os nossos comportamentos têm implicação na sua sustentabilidade.

Propõem-se que as aprendizagens dos formandos sejam transferidas e adaptadas aos contextos educativos formais, em sala de aula, ou não formais, de modo que as temáticas possam ser trabalhadas nas escolas, contribuindo assim para a missão do Museu para a Educação do Oceano.

A ação é dinamizada por Patrícia Conceição, geóloga marinha na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

Fez parte da Coordenação Nacional do Programa Escola Azul entre 2018 e 2023. Trabalha em literacia do oceano desde maio de 2018 e foi responsável pelas oficinas de formação para professores do programa Escola Azul.

As duas sessões seguintes serão, no dia 27 de abril, sobre Alterações Climáticas, e a 25 de maio sobre Energias Renováveis.

Esta formação de curta duração é certificada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro, e a inscrição pode ser feita através do site https://cfaecivob.pt/wp/ até dia 18 de março, com limite para 30 participantes.