Ílhavo: Festa do Pão de Vale de Ílhavo instala-se no Jardim Henriqueta Maia.

2024-03-15 07:52

Categoria: 

Concelho: 

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo está de regresso para três dias de festa no Jardim Henriqueta Maia, no centro da cidade de Ílhavo.

Trata-se de evento organizado, em parceria, pela Câmara de Ílhavo com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” e a associação Os Cardadores de Vale de Ílhavo, dedicado ao fabrico de pão de Vale de Ílhavo.

Na manhã desta sexta, o programa é exclusivamente dedicado às escolas do Município de Ílhavo e à tarde há um conjunto de atividades dirigidas aos seniores.

Uma das novidades na edição deste ano é a programação noturna, em que o protagonismo se transfere para a cerveja.

Na noite de sexta, há concerto de Puzzle Acústico, um projeto local, de José Miguel, Vitor Enes e Cesar Maranhão.

A abertura oficial da festa, com a presença de todas as padeiras e moagens participantes, acontece este sábado, às 14h30, seguindo-se uma performance da banda de percussão de Vale de Ílhavo “Toca a Baldar”.

As padeiras vendem pão durante as tardes de sábado e de domingo, até esgotar o stock.

“Os Baldas” e “Os Cardadores” garantem o serviço de bar, com pão com chouriço ou bacalhau, entre as 12h00 e as 14h30, no dia 15 de março, sexta-feira; e entre as 11h00 e as 19h00, nos dias 16 e 17 de março, sábado e domingo.

Durante as tardes de fim de semana, o Jardim Henriqueta Maia vai estar sempre animado.

Na tarde de sábado há artes circenses e magia, em interação com o público, e dois ateliês: “Mete a mão na massa”, pela associação “Os Baldas”, e “Criar com palha de milho”, com Isabel Amarante.

À noite, a tenda volta a abrir para mais música e cerveja, com o DJ Set de Charles Lazer.

Domingo, 17 de março, começa com uma visita interpretativa a Vale de Ílhavo, às 10h30, orientada por João Torrão, professor catedrático em Línguas e estudos clássicos, que leva os participantes a conhecer o património material e imaterial deste lugar, que preserva a tradição não só do pão artesanal, mas também das moagens e dos míticos Cardadores.

À tarde, o Jardim Henriqueta Maia continua animado, com as performances dos Animadixie, um quarteto de jazz dixieland, e dos Cardadores.

Além disso, realiza-se mais uma sessão de “Mete a mão na massa” e o ateliê “Pás e Padas”, com Jorge Cardoso.

Também durante a tarde, estará a decorrer a “Porta da Bagageira”, uma feira de venda de usados, promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador.

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo encerra com a atuação do Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo, às 18h00.

Este é também o fim de semana da Mostra de Folar no mercado municipal em atividade agendada para sábado.

Ílhavo que recebe o encontro de autocaravanistas tradicional nesta época do ano na celebração da Páscoa.