Ílhavo: Concurso de leitura em formato digital.

2021-04-17 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 11.ª edição do concurso de leitura decorreu apenas em formato digital com prova escrita e prova oral.

Os 20 alunos finalistas que prestaram as referidas provas, distribuídos por 4 categorias correspondentes a cada nível de ensino (do 3.º ano do 1.º Ciclo ao 12.º ano do ensino secundário) debruçaram-se sobre as obras “Os Livros do Rei”, de David Machado e Gonçalo Viana (1.º ciclo do Ensino Básico); “A Bicicleta que tinha bigodes”, de Ondjaki (2.º ciclo do Ensino Básico); “Mary John”, de Ana Pessoa (3.º ciclo do Ensino Básico) e “Os Loucos da Rua Mazur”, de João Pinto Coelho (Ensino Secundário).

Esta festa em torno do livro e da leitura, apesar de promovida em contexto particular, contou com os Alunos concorrentes, Pais, Professores e Professores Bibliotecários, Diretores de Agrupamentos, o Júri do concurso e a equipa da Biblioteca Municipal de Ílhavo.

A encerrar esta iniciativa, o Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, divulgou os vencedores em cada categoria.

Letícia Brandão Azevedo, da Escola Básica da Marinha Velha, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (1.º ciclo); Mafalda Lourenço M. S. Ribeiro, da Escola Básica de Ílhavo, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo (2.º Ciclo); Mafalda Gonçalves Ramos, da Escola Básica da Gafanha da Encarnação, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação (3.º Ciclo); e, por fim, Luísa Rodrigues Vilarinho, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Ensino Secundário) foram os distinguidos.

Os vencedores de cada categoria representarão o Município de Ílhavo no Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) numa prova final intermunicipal que se realizará em Oliveira do Bairro, no dia 17 de abril. Seguir-se-á, para os primeiros classificados de cada categoria, a representação da Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura, a disputar no dia 5 de junho, em Oeiras.

O Ílhavo a Ler+ é um concurso de leitura dedicado a todos os alunos do Município de Ílhavo, correspondendo também à fase municipal do Concurso Nacional de Leitura que tem como objetivo incentivar o contacto com o livro e a leitura na biblioteca, em sala de aula ou em contexto familiar e social.