Ílhavo: Aviso amarelo condiciona atividades no mar e na floresta.

2023-10-07 08:44

Categoria: 

Concelho: 

O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta para o aumento das temperaturas.

Foi determinada a Declaração da Situação de Alerta até às 23h59 do dia 9 de outubro e o agravamento do Estado de Alerta Especial em nível Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, para a Região de Aveiro.

O agravamento do perigo de Incêndio Rural sobe para muito elevado a máximo na generalidade do território, por indicação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro.

Temperaturas acima dos 30 graus e baixa humidade relativa do ar deixam as corporações de bombeiros em alerta.

Está proibida a realização de queimas, queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; Lançamento de fogo; Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem e a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

As praias serão refúgio para muitos e o aviso vai também para os riscos no litoral.

Mesmo parecendo calmo e sem perigos, é mar de Outuono pelo que os avisos vão para a necessidade de manter toda a atenção na linha de água.