Ílhavo: Autarquia lança concurso para novo acesso à escola da Coutada.

2024-03-11 08:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Município de Ílhavo anuncia abertura de concurso para a construção de novo acesso à escola da Coutada.

Deu luz verde à empreitada de Requalificação e Prolongamento da Rua da Escola.

O executivo aprovou projeto e consequente abertura de concurso público para a empreitada de Requalificação e Prolongamento da Rua da Escola, na Coutada, freguesia de São Salvador, pelo valor base de 280 mil euros, acrescido de IVA, e com um prazo de execução previsto de cinco meses.

Com esta aposta, a autarquia espera melhorar os fluxos de circulação numa área que, atualmente, apenas se organiza em torno de uma única via que conflui na ex-EN-109.

A Rua da Escola será prolongada até à Rua Dr. Dinis Gomes (Via das Lavegadas), o que também proporcionará melhores condições à comunidade escolar da Escola Básica do Corgo Comum.

Desta forma, este prolongamento proporcionará novos circuitos para o trânsito e coexistência segura dos diferentes modos de mobilidade, como automóveis, autocarros e bicicletas, sem descurar e privilegiar a segurança para o peão.

Este investimento em acesso a escolas tem em curso o prolongamento da Rua Dr. Joaquim António Vilão até à Rua Camilo Castelo Branco, junto à Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, bem como a abertura de uma nova via de ligação entre a Rua das Cancelas e a Rua Gabriel Ançã, junto à Escola Básica José Ferreira Pinto Basto em Ílhavo.

João Semedo, vereador do pelouro e vice presidente da Câmara, já explicou que se trata de investimentos que rondam os 700 mil euros para promover um acesso seguro para as escolas (com áudio).

A autarquia explica que tem em curso medidas como o reforço da sinalização horizontal, a instalação de lombas redutoras de velocidade e de elementos dissuasores, a colmatação de tramos de passeios, a instalação de passadeiras sobrelevadas, empreitadas de pavimentações e a criação de novas zonas de 30 e de zonas de coexistência.