Ílhavo assume aposta na "Cidade Verde".

2022-07-14 09:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma  cidade e um município cada vez mais "verdes" como meta para os próximos anos.

Ílhavo celebrou os 32 anos da elevação a cidade e os autarcas envolvidos no programa comemorativo quiseram acentuar projetos de índole ambiental.

João Campolargo definiu a revisão do Plano Diretor Municipal, a cooperação com as Associações do Município e os protocolos com as quatro Juntas de Freguesia do Município como peças de um entendimento necessário para continuar a desenvolver a cidade.

No périplo pelas obras, destaque para a reabilitação da Rua das Cancelas.

A primeira fase da obra contemplou a substituição da rede de saneamento que se encontrava em mau estado de conservação, por novas redes de drenagem de águas residuais e pluviais em regime de sistema separativo, estando agora aberto o concurso para a segunda fase que respeita ao troço compreendido entre o entroncamento com Rua Domingos Ferreira Pinto Basto (EN 109) e o entroncamento com a Rua Arcebispo Pereira Bilhano.

A segunda fase da obra visa reorganizar a circulação de peões com a construção de passeios e assegurar condições de segurança nas travessias das faixas de rodagem, através da localização de passadeiras em locais adequados, bem como preceder à pavimentação geral do arruamento, seguindo a linha do casco antigo.

O Parque de Merendas e o Ecodrive, em Vale de Ílhavo, obras da responsabilidade da Junta de Freguesia, mereceram especial destaque neste dia pela afirmação de uma freguesia “mais verde”.

João Braga, autarca de freguesia, assumiu a aposta em linha de continuidade (com áudio)

As obras deverão estar concluídas no dia 30 de julho e o parque será um importante espaço de lazer, mesmo ao lado da Piscina de Vale de Ílhavo.

João Campolargo recordou tempos recentes em que assumiu a liderança da Junta de São Salvador.

Elogiou João Braga por manter a linha de investimentos  (com áudio).

O Ecodrive será outra mais-valia para a freguesia de São Salvador, prevendo-se a criação de um horto comunitário e o uso do poço existente para aproveitamento de águas.

A comemoração do 32.º aniversário da Cidade fechou na Feira dos 13 da Vista Alegre, junto da comunidade.