Gafanha da Nazaré: Forte da Barra de Aveiro alvo de investimento turístico.

A concessão, reabilitação e exploração turística do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo, está nas mãos da concessionária “AM + PM” e prevê um investimento de 5,6 milhões de euros.

O acordo foi assinado esta tarde na presença de membros do Governo, autarcas e administração portuária no âmbito do Programa REVIVE cujo objetivo é promover a recuperação de imóveis públicos de elevado valor patrimonial que não estão a ser usufruídos pelas comunidades.

O imóvel é entregue por 50 anos à sociedade AM + PM, Lda., com vista à sua reabilitação e exploração com fins turísticos.

A renda anual é de 6.500 euros, estimando-se um investimento total no valor de 5,6 milhões de euros.

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo, elogiou o desenvolvimento do processo sublinhando o investimento autárquico naquela zona da Freguesia da Gafanha da Nazaré. (com áudio)

O Forte da Barra de Aveiro é uma fortificação do tipo abaluartado, edificada no século XVII, no período pós restauração. Fez parte de um conjunto de fortalezas joaninas construídas no mesmo período para reforçar as fronteiras do reino.

Em meados do século XIX a fortaleza perdeu importância defensiva e estratégica, sendo desativada das suas funções militares. Ainda serviu de local de orientação para entrada de barcos na Barra de Aveiro, mas perdeu essa função com a construção do farol da Barra.

Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, destacou o investimento feito na vertente turística na área portuária. (com áudio)

 

(em actualização)