Filho da Mãe, Redoma e Inês Apenas no Festival Rádio Faneca.

2024-06-04 09:33

Categoria: 

Concelho: 

Festival Rádio Faneca com programa gratuito e 30 horas de emissão de rádio para ver e ouvir entre 14 e 16 de Junho.

O Festival regressa ao Centro Histórico de Ílhavo com mais de quatro dezenas de propostas gratuitas, incluindo concertos, teatro, circo contemporâneo, conversas e jogos para todas as idades.

Na 11ª edição, o festival que tem como mote “Ílhavo a transmitir alegria” desde a sua primeira edição, em 2012, reflete sobre a alegria através dos trabalhos com a comunidade e da programação da rádio.

A rádio do festival, que emite em FM (103,9) e online, mas também ao vivo no palco Rádio, localizado na praça da Casa da Cultura de Ílhavo, junto ao Planteia, acontece nos três dias, entre as 10:00 e as 20:00, com concertos, discos pedidos, conversas, programas especiais das estruturas culturais do Município de Ílhavo, atividades para as escolas e entrevistas com a comunidade e com os artistas que participam no festival.

A emissão é conduzida por Maria Inês Santos, do 23 Milhas, e por Marta Rocha, da Antena 3, e conta este ano com diretos especiais, feitos por Carolina Damas, da RUM, a partir das ruas do Centro Histórico.

No que diz respeito à música, o palco Rádio acolhe os concertos do guitarrista Filho da Mãe (14), da dupla de rap existencialista Redoma (15) e da pianista, cantora e compositora INÊS APENAS (16).

Nos programas, destaque para “Atrito”, da Associação Reunião Apócrifos Foragidos, que apresenta uma leitura musicada de poemas de Adília Lopes, no sábado, às 15:00.

Nesta sessão, marcada pela fusão da palavra e do som, a leitura das atrizes Cátia Tomé e Mariana Magalhães é acompanhada pela música experimental de Moira.

Adília Lopes é uma das mais celebradas autoras da contemporaneidade portuguesa, conhecida pelos seus poemas ricos em jogos fonéticos e rimas e pelo seu tom irónico, mas harmonioso.

No domingo, às 15:00, a estrutura ondamarela e a psiquiatra e cantora Inês Homem de Melo juntam-se para conversar no programa “É por isso que a alegria é mais alta”, em que refletem sobre o papel da música, da criação em coletivo e do encontro com os outros enquanto combustíveis da alegria.

No mesmo dia, às 16:00, o escritor Luís Freitas Branco orienta a sessão “Aprende a ouvir, Companheiro”, inspirada no livro “A Revolução Antes da Revolução – O ano que mudou a música popular portuguesa”, que lançou pela editora Zigurate, de Carlos Vaz Marques, e partir do qual tem desenvolvido encontros de escuta e conversa sobre canções que toca, ao vivo, em vinil.

O palco rádio acolhe também, na sexta-feira, às 17:30, o Clube do Pensamento do Laboratório do Envelhecimento do Município de Ílhavo, moderado por Ana Pereira, da livraria Xylocopa Books, que em conjunto com os participantes apresentam uma reflexão sobre as leituras mais felizes das suas vidas e exploram a poesia de Adília Lopes, que serviu de inspiração ao manifesto do festival.

No sábado, o Centro de Documentação de Ílhavo convida a comunidade para conversar sobre os 200 anos da Vista Alegre, do ponto de vista do seu património imaterial como o Teatro Ribalta, o Sporting da Vista Alegre ou as Festas da Nossa Senhora da Penha de França.

No sábado, durante a tarde, a Antena 3 fará uma emissão especial a partir do palco rádio, entre as 14:00 e as 15:00 e as 16:00 e as 18:00.

Nos dias do evento, o festival Rádio Faneca vai disponibilizar um número para o qual poderão ser enviadas mensagens escritas ou de voz com discos pedidos, bem como o link em que é transmitida, em direto, a emissão da rádio.

 

 

Foto: Luís Tavares