O Festival Internacional de Cinema de Turismo já elegeu os melhores filmes do ano.
A 16.ª edição do ART&TUR decorreu nas Caldas da Rainha com participação de 82 filmes que integraram a shortlist da competição.
Estes foram selecionados entre os 262 filmes, de 47 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri, constituído por 43 jurados.
As últimas seis edições do ART&TUR realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e, agora, Caldas da Rainha.Três filmes foram consagrados como os grandes vencedores do festival.
Na competição internacional, o Grande Prémio foi para um filme que promove o crescimento de Marrocos enquanto destino turístico: “Morocco Arise”, realizado por Brandon Li (disponível em http://y2u.be/R9cqyRek8nQ)O filme “Nazaré – Maior do que a vida”, do Município da Nazaré (disponível em http://y2u.be/yi5aTnn-cvc), ganhou o Grande Prémio da Competição Nacional.
Produzido pela Oonify, o filme mostra a multiplicidade de experiências que se podem usufruir na Nazaré, um dos destinos mais emblemáticos do Centro de Portugal.O filme “Pantanal Gastronomic Route” (disponível em http://y2u.be/qPGUbec7BNM), produzido por Visit Mato Grosso do Sul, ganhou o Prémio de Melhor Filme Brasileiro, uma categoria em estreia este ano no ART&TUR.
Como o título indica, é um filme que mostra as muitas experiências gastronómicas do território do Pantanal.Na sessão de encerramento do evento, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou “a importância que os audiovisuais assumem na promoção turística” e do próprio festival.
“Festivais como o ART&TUR encorajam a indústria do turismo a procurar a excelência dos seus filmes, para promover o seu território e os seus mais importantes ativos turísticos. A Turismo Centro de Portugal tem consciência da importância desta promoção, há já vários anos, e congratula-se por esta começar a ser uma prática comum”, considerou.Adriana Rodrigues, presidente da Centro Portugal Film Commission, lembrou que “os filmes e documentários realizados no Centro de Portugal têm uma enorme importância para o aumento dos fluxos turísticos e para a coesão territorial. Essas produções são gatilhos emocionais que incentivam as pessoas a viajar porque desejam conhecer os locais onde foram filmadas. Isto traz muito valor a qualquer destino turístico”. “A Film Commission do Centro de Portugal tem procurado estruturar o sector de produção cinematográfica da região, de forma a torná-lo ‘film friendly’. O ART&TUR é fundamental nesta estratégia, pois ajuda a posicionar a região, a nível nacional e internacional, tanto ao nível do branding do destino como na divulgação dos seus principais ativos, turísticos ou não”, acrescentou.
Francisco Dias, diretor do Festival, salientou que “este foi o melhor ART&TUR que organizámos em 16 anos”.
“Esta cidade das Caldas da Rainha tem um incrível espírito de criatividade e de colaboração internacional, que é algo que não podemos construir: ou existe ou não existe”, justificou. Além disso, “todas as sessões, desde a exibição de filmes às mesas-redondas e a outras atividades paralelas, estiveram a um grande nível. Tenho a certeza de que os participantes vão levar para casa excelentes memórias das Caldas da Rainha e do ART&TUR”, concluiu.A terminar a sessão, Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, agradeceu aos participantes e salientou que “foi muito gratificante para nós receber este ART&TUR em Caldas da Rainha”. “Foi muito grato saber que foi para vós um dos melhores festivais. Estamos sempre disponíveis paras promover o nosso território, que não é só as Caldas da Rainha, é o Oeste, é o Centro de Portugal e é Portugal”, disse.