Festival Ilustração à Vista celebra os 200 anos da Vista Alegre.

2024-03-26 13:59

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Ilustração à Vista celebra os 200 anos da Vista Alegre com estreias e criações exclusivas

Este evento cultural, na quinta edição, regressa de 10 e 12 de maio tendo a Vista Alegre como centro da ação em experiências que combinam ilustração e artes performativas que celebram os 200 anos da Fábrica de Porcelana.

Marcado pela sua lógica interdisciplinar, inclui estreias e criações exclusivas, como um percurso sonoro, quatro concertos, uma instalação, uma exposição, uma oficina e três espetáculos de teatro, dois deles de rua.

Na música, destaque para o concerto ilustrado, inédito, da Orquestra e Coro da Universidade do Minho com a designer Francisca Lima, que foi desafiada a criar o videomapping do espetáculo “9ª Sinfonia”, de Beethoven, que à semelhança da Fábrica da Vista Alegre, também completa 200 anos em 2024.

O espetáculo acontece no Largo da Vista Alegre, no dia 11 de maio.

No dia anterior, a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe “A Grande Orquestra das Mãos de Barro”, da d’Orfeu AC, que junta vários músicos e criativos da região num grupo multidisciplinar que criou um concerto tendo como base “o barro como matéria-prima e o som como matéria-mãe”.

No dia 12 de maio, Mariana Miguel apresenta “Piano Oceano” (12 maio), concerto num piano preparado, cujo processo criativo de criação contou com uma recolha audiovisual e pesquisa local, integrando as diferentes interações da água e da fauna com as pessoas e a envolvente de Ílhavo no próprio espetáculo.

No dia 10, o Grupo de Percussão Simantra apresenta “Reflexus”, em que interpreta “Water Music”, do compositor Tan Dun, num concerto com uma forte componente visual.

Criado para o festival, e a partir da pesquisa feita em torno da observação e da investigação na Ria de Aveiro, Bruno Caracol apresenta o percurso sonoro “Criaturas”, uma proposta de passeio encenado que desafia os participantes a olharem a ria através de “seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados”.

Este percurso realiza-se nos dias 11 e 12, às 15:00, com ponto de encontro no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre.

O Ilustração à Vista apresenta ainda “El Onírico Interior” (11 e 12 maio), da espanhola Cia. Holoqué, em que se manipulam bonecos holográficos, a performance/arruada “Brimborions” (11 maio) da companhia francesa Picto Facto e o espetáculo “A Tartaruga e o Menino do Mar” (11 maio), de Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho, que também promovem a oficina “Luz Líquida” (12 maio), em que partilham as técnicas plásticas da ilustração ao vivo utilizadas no espetáculo.

Nota para a estreia absoluta da instalação multidisciplinar e interativa "Três Luzes acenderam ao mesmo Tempo em Três Janelas Diferentes", de noiserv, inspirada no livro "Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos", que o músico lançou em 2022.

A instalação combina música, luz e a narração do livro, pela atriz Isabel Abreu.

Conta com várias sessões, de 10 minutos cada, nos dias 11 e 12 de maio, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre. Na noite do dia 11, noiserv e o seu amigo e músico Pedro Branco encerram a noite com um dj set no exterior do Laboratório das Artes.