Estarreja: Curso de construção naval termina formação de um ano.

2024-01-16 11:27

Categoria: 

Concelho: 

O primeiro curso de construção naval do país termina esta quarta-feira.

Ancorado numa forte ligação emocional e histórica à Ria de Aveiro e à arte da carpintaria naval, a autarquia de Estarreja lançou um projeto de formação profissional que viu a luz do dia em abril.

A sessão de encerramento do Curso de Construção Naval decorre esta quarta-feira, dia 17 de janeiro, às 18h, no Centro de Interpretação da Construção Naval, na Ribeira da Aldeia, em Pardilhó.

De 17 de abril de 2023 a 17 de janeiro de 2024, às portas da emblemática e renovada Ribeira d’Aldeia, 12 formandos aprenderam a arte da construção naval, que atualmente é apenas praticada de forma regular por cinco mestres construtores (dos quais três de Estarreja).

O carpinteiro Arménio Almeida aceitou o desafio do Município para integrar o corpo de formadores do curso, colocando o seu conhecimento como carpinteiro naval ao serviço das novas gerações.

O curso de formação profissional de Construção Naval é promovido pelo Município em parceria com a FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar e com o Centro Qualifica de Estarreja – Agrupamento de Escolas de Estarreja.

A iniciativa surge da vontade e da necessidade de defesa da arte de se construírem os barcos tradicionais em madeira e assim preservar um património representativo do território.