Estarreja: Autarquia acrescenta um piso ao subterrâneo previsto na obra do centro da cidade.

2024-01-11 13:53

Categoria: 

Concelho: 

O futuro parque subterrâneo do Centro da Cidade de Estarreja passará a ter dois pisos e capacidade máxima de 102 lugares, incluindo 4 para deficientes motores, e a opção resulta da fase de consulta pública.

A autarquia comunicou esta quinta-feira a decisão a partir das sugestões e críticas apresentadas pelos munícipes no âmbito da participação pública respeitante ao Estudo Prévio da Reabilitação do Centro da Cidade de Estarreja.

O período de participação pública decorreu de 21 de junho a 21 de julho, tendo sido apresentadas cinco participações, que originaram em 44 sugestões de alteração.

Foi elaborado o relatório final e reformulada a memória descritiva e correspondentes peças desenhadas, tendo em conta os contributos apresentados pelos munícipes.

O relatório final servirá de base ao lançamento do procedimento de contratação, para a elaboração do projeto de execução.

Revitalizar um espaço-chave do Município é o objetivo da futura reabilitação urbanística do centro da cidade, cujo estudo prévio foi apresentado em junho de 2023, no Cine-Teatro.

A proposta abrange uma área de 26800 m2 que inclui a Praça Francisco Barbosa e as principais ruas envolventes (Av. Visconde de Salreu, ruas Dr. Souto Alves, Visconde Valdemouro, Comunidades Portuguesas, Dr. Joaquim Manuel Ruela e Dr. António de Abreu Freire).

Com valores estimados de investimento na ordem dos 4,5M€ e com a autarquia atenta a fundos europeus, a obra será executada em duas fases: a primeira englobará a Av. Visconde Salreu e a Rua Visconde de Valdemouro; a segunda a Praça Francisco Barbosa e ruas envolventes.

Na consulta pública estiveram em destaques preocupações com a “secundarização do edificado” e a falta de área para grandes eventos em frente aos paços do Concelho.