Estarreja: Agricultores do distrito de Aveiro promovem marcha lenta.

2024-02-01 10:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Região de Aveiro junta-se aos protestos dos agricultores e anuncia para esta sexta-feira uma marcha lenta de tratores.

Para já a União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro afirma estar fora de protestos que não respeitem a lei e ordem.

Em dia marcado por condicionamentos à circulação na A25, na zona fronteiriça da Guarda, e na fronteira do Caia, em Portalegre, a organização aveirense promete seguir para o terreno mas com aviso prévio às autoridades.

Carlos Alves diz que é dentro do espírito da lei que os produtores querem vincar as suas posições (com áudio)

Os agricultores estão na estradas do país em defesa da valorização do setor.

Protestos que ganharam visibilidade com a ação dos agricultores franceses e que tem vindo a contagiar outros países.

O protesto, uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores, decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros para o setor agrícola.

Dinheiro para ajudar a atenuar os efeitos da seca e para reforço do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

O pacote abrange apoios de 200 milhões de euros para cobertura das quebras de produção e a criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros, com taxa de juro zero.

Para os agricultores da região de Aveiro as medidas anunciadas são a tentativa do governo para “apagar o fogo” (com áudio)

Com o setor leiteiro em dificuldades na região e com os preços à produção em níveis que não valorizam a produção nacional, os agricultores dizem que é preciso mais ajudas e, sobretudo, melhor distribuição de recursos (com áudio)

 

 

foto: arquivo