Estação Científica de Ílhavo celebra aniversário com portas abertas.

2024-01-09 16:03

Categoria: 

Concelho: 

A Estação Científica de Ílhavo celebra no próximo sábado o 4º aniversário.

Será dia de porta aberta no Estaleiro (Estação Científica) para comemorar quatro anos de exploração da ciência e tecnologia, aliada à cultura, ao património e à identidade do Município de Ílhavo.

Entre 15h00 e as 17h00, o Estaleiro desafia as famílias a arregaçar as mangas e a participar nas atividades da tarde, que incluem programação, eletrónica, tecnologia e vários jogos.

Esta é uma oportunidade de conhecer o espaço, uma vez que cada atividade realiza-se numa zona diferente do edifício.

Às 16h30, cantam-se os “parabéns” e parte-se o bolo de aniversário. Todas as atividades são gratuitas e dispensam inscrição.

Além da programação regular, o Estaleiro abre portas às famílias ao terceiro sábado do mês, à exceção do mês de agosto, em que a ECI muda-se para o Festival do Bacalhau, no Jardim Oudinot.

Em 2023, recebeu 5 634 visitantes e realizou 268 ações.

Nos primeiros quatro anos de vida, o Estaleiro recebeu 12 258 visitantes, tendo implementado 740 ações.

O Estaleiro é um espaço municipal dedicado à ciência e à tecnologia, que alia também o contacto com a cultura, o património e a identidade local, associando a longa tradição marítima da pesca de Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre às competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Este equipamento tem quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) que proporcionam experiências de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos.

O Estaleiro tem como principal objetivo a promoção da ciência, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação.