Escola Secundária da Gafanha da Nazaré premiada com painéis solares. AEGN vê reconhecido trabalho realizado na área ambiental.

2022-03-17 15:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cerca de 10 por cento do consumo de energia da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré passa a ser garantido por painéis solares.

O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré recebeu, hoje, das mãos da GALP, o prémio Escola Energy Up, do movimento educativo Future Up da Fundação Galp, com o projeto SmartAir.

 

Com esta vitória, em 2021, o Agrupamento conseguiu a instalação de painéis solares na escola até 20 mil euros.

O projeto, que conseguiu 91% na votação, foi premiado pelo “impacto real positivo à sociedade”.

Foi o primeiro prémio atribuído num concurso com cerca de 60 candidaturas de agrupamentos escolares.

A diretora do Agrupamento, Eugénia Pinheiro, diz que se trata de uma aposta ganha não só porque o projeto permitiu aprofundar o projeto educativo mas também pelos valores ambientais defendidos. (com áudio)

Os docentes que geriram este projeto com os alunos falam de um tema aliciante associado à eficiência energética e valores ambientais. Dizem que a escola quer aprofundar a mobilidade sustentável incentivando o uso de bicicletas elétricas para alunos que fazem distâncias maiores. (com áudio)

O autarca de Ílhavo assistiu à entrega do prémio. João Campolargo diz que em eco-escolas, eco-freguesia e eco-município todos os esforços vão dar ao mesmo rumo. Criar soluções cada vez mais sustentáveis. O autarca anunciou o reforço do parque de oleões nesta zona. (com áudio)

Tratou-se de mais Uma jornada ambiental no Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré.