Empresas de Águeda distinguidas por práticas de reciclagem.

2024-03-22 07:16

Categoria: 

Concelho: 

Empresas de Águeda viram reconhecido o esforço pelas boas práticas de reciclagem.

Foram certificadas 106 empresas aguedenses, reconhecidas pelas boas práticas, em cerimónia realizada esta quarta-feira.

“Temos de diminuir as emissões e aliviar a pressão sobre os recursos existentes”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, ontem, durante a cerimónia de entrega dos certificados a 106 empresas aguedenses que viram reconhecidas as boas práticas que implementam no domínio da reciclagem, uma área que é “um dos pilares essenciais da sustentabilidade e que em Águeda trabalhamos muito”.

Esta certificação é o resultado final de uma das ações do Projeto Águeda Recicla+, desenvolvido pela Câmara de Águeda e co-financiado no âmbito do programa Ações de Comunicação, Sensibilização e Educação 2023 da Sociedade Ponto Verde.

Este projeto, iniciado em setembro último, foi realizado de forma simultânea e em duas áreas distintas.

O certificado “Águeda Recicla+” que distingue e reconhece as empresas que implementam processos internos que levam a um aumento dos pontos de recolha seletiva e que promovem a adoção de hábitos de reciclagem no dia a dia em toda a cadeia de valor (desde funcionários, a clientes e fornecedores).

Esta ação, que culminou com a entrega dos certificados, no Centro de Artes de Águeda, resultou ainda num acréscimo de 16% de entidades que aderiram ao serviço municipal de recolha de recicláveis porta-a-porta.

Esta adesão “tão boa e significativa” é, reforçou Jorge Almeida, um “bom sinal que Águeda dá para o resto do país” e é evidência de um caminho “sem retorno”.

A certificação de empresas é “uma mais-valia e uma ferramenta que vai ser cada vez mais solicitada por clientes”, disse, salientando que muitas empresas que têm vindo a instalar-se em Águeda demonstram esta preocupação com a energia verde e com o cumprimento de parâmetros ambientais.