Há uma empresa de Aveiro na rede nacional de projetos de aceleração digital.
A Ubiwhere lidera 1 dos 30 consórcios de inovação selecionados.
Foram divulgadas, na passada quarta-feira, pelo Gabinete do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, as 30 Testbeds que vão constituir a Rede Nacional de Testbeds, com um investimento total de cerca de 140 milhões de euros.
As Testbeds são aceleradoras da transição digital e da inovação para PME e Startups, que, através da disponibilização de equipamentos e infraestruturas para testagem e experimentação de produtos e serviços, pretendem aumentar o número de produtos comercialmente viáveis, encurtando o ciclo da sua inovação e reduzindo, assim, o nível de risco no “vale da morte”, nomeadamente na passagem de validação em laboratório (nível de prontidão tecnológica: TRL 4) até à fase de comercialização (nível TRL 9).
A Ubiwhere conduzirá processos de inovação em várias empresas, sendo responsável pela criação de mais de uma centena de produtos tecnológicos novos bem como pela digitalização com suporte, por exemplo, na comunicação edge-to-cloud mais facilitada e em provisionamento zero-touch, através do apoio ao desenvolvimento empresarial, à disseminação de conhecimento especializado sobre a temática, e ao fácil acesso a tecnologias de código aberto, bem como a uma infraestrutura de rede, fazendo com que estas possam prosperar, não só a nível regional, mas também a nível nacional e global.
A Digital Nervous System Testbed proporciona, a variados setores, nomeadamente Smart Cities, Indústria, Ambiente, Energia, entre outros, as condições para o desenvolvimento de processos de inovação assentes em tecnologia e a oportunidade de usar as estruturas físicas e organizacionais necessárias para a operação e desenvolvimento de casos de uso e novos verticais inovadores.
Garantindo o acesso a recursos de controlo, armazenamento e partilha, e a infraestrutura física capaz de desenvolver, testar e transformar produtos, sistemas e serviços de grande escala, reduzindo os custos de desenvolvimento e implementação.
Segundo Rui A. Costa, Co-CEO da Ubiwhere, a seleção representa o reconhecimento da empresa enquanto organização de dianteira no desenvolvimento tecnológico em Portugal.
“É com responsabilidade, mas também com muita confiança, que encaramos a construção desta testbed que agora se inicia, mobilizadora do tecido empresarial e da comunidade para um Portugal mais digital, inteligente e conectado".
A Rede Nacional de Testbeds é uma iniciativa coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital (EMPD) e conta com o apoio do IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal.