Diocese de Aveiro de luto pelo falecimento do Padre João Gonçalves.

2020-12-09 07:41

Categoria: 

Concelho: 

A Diocese de Aveiro de luto pelo falecimento do Padre João Gonçalves.

Faleceu, ontem, aos 76 anos, e deixa para a história uma presença ligada à comunidade aveirense reconhecido também no país como “padre das prisões” depois de ter sido o coordenador nacional da pastoral penitenciária.

João Gonçalves nasceu a 28 de março de 1944 na freguesia da Gafanha do Carmo onde será sepultado esta quinta-feira.

Frequentou os seminários de Santa Joana Princesa em Aveiro [1957 a 1965], Olivais em Lisboa [1965 a 1968] e o Instituto Superior de Estudos Eclesiais em Lisboa [1968 a 1969] e foi ordenado presbítero por D. Manuel de Almeida Trindade a 21 de dezembro de 1969 na Sé de Aveiro.

Iniciou o seu múnus pastoral como coadjutor da paróquia da Glória – Sé, onde viria a ser pároco em 1977.

Entre as várias funções que assumiu ao longo dos destaca-se a sua entrega à pastoral social.

Foi capelão do Hospital de Aveiro, coordenador nacional da pastoral penitenciária, diretor das Florinhas do Vouga e da Casa Sacerdotal. Foi ainda diretor espiritual da Irmandade Santa Joana.

O desaparecimento a poucos dias de assinalar os 51 anos de ordenação.

As exéquias do Padre João Gonçalves decorrem esta quinta com chegada do corpo à Igreja do Seminário, às 10h30.A Missa de corpo presente está marcada para as 14h e a inumação no cemitério da Gafanha do Carmo decorre às 15h30.

A presença na vida comunitária tem merecido referências de todos os setores, da política, à religião, das IPSS aos cidadãos a título individual.

Pompípio Souto, da Plataforma Cidades, afirma que Aveiro perde uma das suas personalidades de referência.

“Os deserdados, os voluntariosos inconformados do bem-fazer, os cidadãos, a Cidade e a Vida perderam um paladino e homem de ação – Aveiro perdeu uma Personalidade”.