Coro de Santa Joana, Graduale e Voz Nua juntam-se à Ópera de Bolso em espetáculo na Sé de Aveiro.

2024-03-22 10:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro celebra a Semana Santa com ópera e concertos de órgão em igrejas.

As atividades culturais decorrem a partir de hoje e prolongam-se até 31 de Março.

No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro organiza um programa de dez dias com várias atividades de âmbito cultural, dedicadas à comemoração da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa e integradas nos atos religiosos da Diocese de Aveiro.

As ações culturais são dirigidas a todos os públicos, com destaque para o Concerto de Semana Santa, em que a ópera de Rossini, Petite Messe Solennelle, será cantada por músicos profissionais e amadores.

Os artistas do Coro de Santa Joana, de Graduale e de Voz Nua juntam-se à Ópera de Bolso para esta interpretação, dirigida pelo maestro António Ferreira e que se realiza na Sé de Aveiro, esta noite, dia 22 de março, às 21h30.

“Quadros Vivos de Caravaggio”, o espetáculo imersivo da IMAGINE produções criativas, está de regresso a Aveiro, com duas apresentações este sábado, dia 23 de março, na Igreja das Carmelitas, às 15h00 e às 21h30.

No âmbito da celebração da Semana Santa, as igrejas de Aveiro voltam a receber o ciclo Órgãos de Aveiro - Concertos ao Entardecer, nos dias 23, 27 e 28 de março, às 17h00.

Organizados pela AMPO – Associação Musical Pro-Organo, serão três concertos de órgão inteiramente protagonizados por mulheres organistas profissionais.

O primeiro momento realiza-se na Igreja de Jesus e estará a cargo de Liliana Duarte, organista de Viseu.

O segundo concerto terá lugar na Igreja da Misericórdia e será protagonizado por Rute Martins (Leiria).

Marília Canhoto, de Aveiro, está responsável pelo último evento, na Sé de Aveiro.

O Grande Concerto de Páscoa terá lugar no dia 26 de março, na Igreja do Carmo, às 21h30.

Neste espetáculo, a Orquestra Filarmónica de Aveiro irá interpretar a peça Stabat Mater de A. Vivaldi e canções Bíblicas Op.99 de Antonin Dvorak.

No dia 25 de março, haverá um concerto de Harpa e Voz, pelo professor João Carlos Soares, na Igreja da Vera Cruz, às 21h30.

Já no dia 27 de março, na Igreja das Carmelitas, às 21h30, realiza-se o concerto de Música de Câmara, As 7 Últimas Palavras de Cristo [1786], de Joseph Haydn, pelos ARS AD HOC.