Confraria Gastronómica do Bacalhau distingue Vista Alegre na celebração dos 25 anos.

2024-01-16 07:48

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria Gastronómica do Bacalhau celebra no próximo sábado o XXV Capítulo da Confraria.

Os 25 anos são celebrados na Casa da Cultura de Ílhavo para assinalar as Bodas de Prata.

“Por tratar-se de um dia histórico e bastante significativo, a Confraria Gastronómica do Bacalhau apresentará um programa recheado de momentos especiais, pois, haverá lugar a homenagens, entronizações, apontamentos históricos, culturais e, claro, gastronómicos”, refere nota da confraria.

Os Confrades de Honra a serem entronizados neste XXV Capítulo serão a Vista Alegre, a Companhia Nacional Comércio Bacalhau e o Chef Vitor Sobral.

Também haverá lugar à entronização de Ricardo Filipe como Confrade Efetivo.

O programa inicia às 09h00, na Casa da Cultura de Ílhavo, com a receção aos participantes e o habitual buffet de boas-vindas, seguindo-se o momento protocolar, cultural, e cerimonial, que antecedem o almoço, onde, naturalmente, terá o Bacalhau como protagonista.

A ementa estará a cargo de três Chefs: Duarte Eira (Sal Poente), José Miguel Lima (Tábua da Ria) e Jorge Pinhão (Bela Ria), que estarão ao vivo a cozinhar, e farão uma viagem da cozinha tradicional às novas tendências e cozinha de autor.

A ementa, cargo do Restaurante Sal Poente, inclui Buffet de receção Pataniscas de bacalhau, Bolinhos de bacalhau, Rojoezinhos, Rissóis, Chamuças, Croquetes, Padinhas de Vale de Ílhavo, Bolo de Vale de Ílhavo, e Bola de carne.

O almoço inclui Padinhas de Vale de Ílhavo, Pataniscas de bacalhau, Bolinhos de bacalhau, Chora de bacalhau, Tartelete de Bacalhau, Ceviche de bacalhau, Um tributo ao Bacalhau à Brás, Arroz de bacalhau e algas da Ria de Aveiro, Batata recheada com cremoso de bacalhau, Tiborna de bacalhau, Samos e Línguas suados, e Feijoada de línguas e samos.

A sobremesa é feita da Trilogia Morgado do Bussaco com Morangos e Beijinho, e Bolo de Aniversário.

A Confraria Gastronómica do Bacalhau constituiu-se em Associação no dia 20 de janeiro de 1999, na cidade Capital do Bacalhau – Ílhavo, contando atualmente com 42 confrades efetivos. O Grão-Mestre da Confraria Gastronómica do Bacalhau Hugo Coelho