Cineteatro de Anadia recebe fase final municipal do CIL.

2024-04-09 18:37

Categoria: 

Concelho: 

A Fase Final Municipal do CIL vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 12 de abril, no Cineteatro Anadia.

Ao todo prestarão provas 22 alunos, de diferentes níveis de ensino, desde o 1º ciclo ao secundário e Centro Qualifica, da Escola Básica e Secundária de Anadia; Escola Básica de Vilarinho do Bairro; Colégio Nossa Senhora da Assunção; e Escola Profissional de Anadia.

Os participantes da prova final da Fase Municipal prestarão provas de leitura e de compreensão, em palco, sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: “O morcego bibliotecário”, de Carmen Zita Ferreira (1º CEB); “Os Ciganos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares (2º CEB); “Cidades de Papel”, de John Green (3º CEB e Centro Qualifica); e “O pintor debaixo do lava-loiça”, de Afonso Cruz (Ensino Secundário).

O júri do concurso será composto por Isabel Nina, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Marisa Almeida, Coordenadora da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha; e a professora Milu Loureiro – Escritora, ilustradora e contadora de histórias.

O evento contará ainda com um momento cultural protagonizado pelo Poutena Dance Academy.

O Concurso Intermunicipal de Leitura, é um concurso escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que compõem a CIM Região de Aveiro.

De referir que o Município de Anadia acolhe este ano a Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura que está agendada para o dia 18 de maio, no Cineteatro.

Este concurso surge no âmbito do trabalho colaborativo desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura. Tem como objetivos essenciais promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nas crianças e jovens, durante o seu percurso escolar (do 1º CEB ao Ensino Secundário e Centro Qualifica).