Celebração de Nossa Senhora dos Navegantes começa com oração no Forte da Barra.

2022-09-16 16:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A festa em Nossa Senhora dos Navegantes regressa ao formato presencial no próximo domingo.

Tem na procissão marítima na Ria de Aveiro o ponto alto mas o programa inclui atividades à chegada no Forte da Barra e animação durante o fim de semana.

No início da celebração, esta noite, há “Oração ao estilo Taizé”.

O grupo de jovens “Loucos por Deus”, com o apoio do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, vai realizar uma Oração ao estilo Taizé, na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

Sábado é dia de animação musical e domingo há receção aos grupos folclóricos, às 11h, seguindo-se às 14h a procissão da capela da Cale da Vila para o Porto Bacalhoeiro.

O desfile na ria arranca às 14h30 e o desembarque acontece duas horas depois no Forte da Barra seguindo-se a Missa Campal.

As 18h há espetáculo com a Filarmónica Gafanhense e às 18h30 festival de folclore com o Rancho Típico da Palheira (Coimbra), Rancho da Correlhã (Viana do Castelo) e Etnográfico da Gafanha da Nazaré.

José Manuel, presidente do Etnográfico, diz que o modelo das últimas edições mantém-se (com áudio)

A comunidade piscatória da região reúne nas águas da ria para navegar na companhia da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

Esta é uma viagem que passa por São Jacinto e é acompanhada também por milhares de pessoas nas margens da ria.

Hoje com organização do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré é um dos momentos altos da celebração da fé dos marítimos.

Já passou por diferentes momentos com o cunho de diferentes párocos que passaram pela freguesia (com áudio)