“Caça à Beata” recolheu perto de 18 mil pontas de cigarros na Praia da Barra.

2021-08-09 17:11

Categoria: 

Concelho: 

A 5ª edição da “Caça à Beata”, na Praia da Barra, contou com a participação de cerca de 50 voluntários que 90 minutos recolheram 35 litros de beatas.

Iniciativa da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré que já alertou para o número elevado considerando que é uma área que tem merecido investimento em pontos de recolha para evitar a deposição de lixo a céu aberto.

“Considera-se que este é um número muito elevado de beatas, principalmente porque já trabalhamos nesta ação de sensibilização ambiental há 5 anos”, explica a Junta.

Durante o evento foram distribuídos eco-cinzeiros de bolso a fumadores e disponibilizados cinzeiros de bolso em bares para além da colocação de 10 cinzeiros fixos nos passadiços, juntos às zonas de descanso.

As cerca de 18 mil beatas recolhidas nesta ação seguem para o projeto “Butt Hike”, que é uma iniciativa de sensibilização ambiental, que está a percorrer todo o país até final de setembro.

No final as beatas serão recicladas através das entidades Missão Beatão e Biataki.

As beatas são tida como o resíduo que mais se encontra nas praias, a cada minuto 7000 vão parar ao chão, só em Portugal.

“Uma beata contamina 50 litros de água, com mais de 4700 substâncias tóxicas. As beatas são responsáveis pela morte de mais de 1 milhão de animais marinhos e mais de 100 000 mamíferos”, alerta a organização do evento que contou com o apoio da Associação Bandeira Azul Europa, Município de Ílhavo, Missão Beatão, Movimento Não Lixes, Amigos Do Oceano, Associação BioLiving, Amigos da Praia da Barra, Rede Biatakí, Agrupamento de Escuteiros 1021 e banhistas que se encontravam na praia no sábado.