Boas Festas em Aveiro arranca esta quinta com ativação da iluminação.

2022-12-01 09:33

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro inicia esta quinta-feira o programa “Boas Festas em Aveiro”.

Programação que celebra Natal, Ano Novo e São Gonçalinho.

A abertura com a ativação da Iluminação de Rua e da Árvore de Natal assinala-se com um espetáculo piromusical, no Cais da Fonte Nova, no dia 1 de dezembro às 17h30.

A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da maior Árvore de Natal de Portugal, será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício inédito e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico.

Haverá ainda o desfile de Natal em barcos moliceiro, acompanhado pelo espetáculo “Estrela da Arte”.

Este momento, será coroado com um espetáculo piromusical, seguido da abertura da Casa do Pai Natal com a Parada de Natal.

Os principais destaques vão para a Casa do Pai Natal na Fonte Nova, espetáculo de Videomapping, concertos de Boas Festas nas igrejas de Aveiro, Contos Encantados em vários espaços municipais, Magia de Natal com espetáculos para toda a Família no Centro de Congressos, Artes de Rua e exposições nos Museus de Aveiro.

Os Concertos de Boas Festas tem início no dia 2 de dezembro na Igreja da Vera Cruz com Sacro Natività | Vox Angelis, a 3 de dezembro será a vez da Sé de Aveiro, com o Grande Coro pelos Coros de Aveiro, a 7 de dezembro, na Igreja de Misericórdia, Noite de Luz, a 10 de dezembro, na Igreja das Carmelitas, “A Noite de Natal” pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e a fechar, a 16 de dezembro, na Igreja do Carmo, o Concerto de Natal, pelos Cupertinos.

Uma das principais novidades deste ano é o programa “A Magia do Natal” com a apresentação de quatro espetáculos para toda a família que vão fazer sonhar, sempre às 18h30, no Centro de Congressos de Aveiro, nos dias 19 de dezembro com “Maria, a Neta de Nicolau.

O Musical”, a 20 de dezembro “Álbum de Família: A Prenda Ideal. Concerto Encenado”, no dia 26 de dezembro com “Circo Mágico de Natal” com direção artística de Jonatas Cardinalli e 27 de dezembro “Alice no País do Natal”.

O programa “Boas Festas em Aveiro” inclui, ainda, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, no dia 1 de janeiro, pelas 18h00, e o Concerto de Reis, pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, ambos no Teatro Aveirense.

As sessões de Contos Encantados em diferentes espaços municipais.

A ligar todas estas ações haverá Artes de Rua que vão acontecer de 2 a 24 de dezembro, em três percursos na cidade (Estação – Praça Joaquim de Melo Freitas | Largo Dr. Jaime Magalhães Lima - Rua Homem Cristo | 5 Bicas – Praça 14 de Julho).

As Artes de Rua vão envolver vários tipos de performances, desde o circo, o teatro de rua, e música.

Na música vamos ter apresentações mais tradicionais com os grupos de cantares de Aveiro e coros, outras menos tradicionais como a Bossa Nova, Jazz, Gospel.

Há exposições a decorrer nos espaços municipais (Galeria da Antiga Capitania, Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos, Museu Arte Nova, A Grafia da Natureza, no Museu de Aveiro / Santa Joana, na sala de exposições temporárias, Pedro Calapez, Deste Espaço Luminoso e Obscuro, na Galeria da Pedra, Arte Contemporânea – Coleção Aveiro e, no Museu da Cidade, Exposição São Gonçalinho: O Nosso Menino).

O Roteiro dos Templos de Aveiro prevê visita Guiada ao Património Religioso da Cidade e as Feiras que acontecem durante o ano vão continuar a acontecer durante o período do “Boas Festas em Aveiro”, assim, em dezembro vamos ter Mercados de Natal.

De 2 de dezembro 2022 a 10 de janeiro de 2023, na Estação, às sextas, sábados e domingos, entre as 16h30 e as 18h00, haverá “Provas e Degustações”, em Momento Bairrada.

“Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional.

A realizar-se de 1 de dezembro a 10 de janeiro 2022, esta é uma marca distintiva para todo o ano nos restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

As Festas de São Gonçalinho de 6 a 10 de janeiro de 2023, como habitualmente, marcam o encerramento dos festejos, com programa próprio, que é da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho.

Os 760 anos sobre a morte de São Gonçalo de Amarante, vão merecer uma referência com exposição “São Gonçalinho: o Nosso Menino”.

“São Gonçalinho: O nosso Menino” é uma mostra constituída por pintura, escultura, gravura e vários elementos etnográficos, provenientes dos acervos dos museus de Aveiro, das paróquias da Glória e da Vera Cruz, de coleções particulares e de diversas entidades, como a Mordomia de São Gonçalinho ou o Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe.

Esta exposição, a inaugurar sábado, dia 3 de Dezembro, procura evidenciar o grande valor identitário das particularidades do seu culto aveirense, um património imaterial do maior relevo, preservando e dando a conhecer tradições locais e atestando a profundidade e focos de origem da devoção que lhe é prestada.

A mostra estará patente até ao dia 29 de janeiro de 2023.