Aveiro: UA recebe debate sobre futuro do sistema de depósito e reembolso de embalagens.

2023-12-18 08:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro discute a aposta no sistema de depósito e reembolso de embalagens.

Com a recente aprovação pelo governo da legislação que define o enquadramento do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens, a Universidade de Aveiro promove, esta segunda, uma conferência que reunirá à mesma mesa entidades que discutirão o futuro sistema que deve ser implementado e entrar em funcionamento em 2025.

A conferência, que será moderada pelo jornalista Carlos Vaz Marques, integra o programa de encerramento do projeto Reciclagem e Reembolso de Embalagens de Alumínio e PET, que tem como promotor a UA e é financiado pelo EEA Grants.

A iniciativa, que vai decorrer no Auditório Renato Araújo (Edifício Central da Reitoria), com entrada livre, abre com a inauguração de uma instalação sonora de autoria do artista BitOcas Fernandes, “Reciclofonia”, criada especialmente para a UA, que dá vida a materiais encontrados nos campi, abandonados e sem uso, para promoverem música de forma interativa.

A conferência, cujo início está previsto para as 11h30, contará com a participação de Miguel Aranda da Silva, diretor-geral da SDR Portugal, a entidade que deverá assumir a gestão do sistema no futuro, mas também de Ana Carrola (Agência Portuguesa do Ambiente), Pedro Gomes (Secretaria-Geral do Ambiente) e Tor Guttulsrud, diretor financeiro da Infinitum, empresa norueguesa parceira da UA para este projeto, que conta com uma vasta experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega, fechando o painel de oradores o Chief Technology Officer da LOGOPLASTE, Paulo Correia.

O evento de encerramento do projeto servirá ainda para dar a conhecer os resultados dos projetos de investigação em curso na UA no âmbito do projeto REAP.

O programa ficará completo com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Recicla & Ganha”, que premiará os alunos que depositaram mais embalagens de PET e de alumínio nas máquinas de venda reversa (RVM) espalhadas pelos campi. Um concurso que decorreu entre os dias 12 de setembro e 12 de dezembro e que teve como mote “Estás a perder dinheiro, descobre como”.

Recorde-se que o sistema de reciclagem lançado pela UA permite aos estudantes e trabalhadores da Universidade depositarem embalagens de alumínio e PET e receberem por isso.

O valor do depósito é creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição.

Alexandra Queirós, vice-reitora para as Políticas para a Cultura e Vida nos Campi, reconhece a “importância deste tipo de projetos” e o seu contributo para “sensibilizar os membros da comunidade académica para que adotem comportamentos sustentáveis”.

“É também este o papel das universidades, enquanto agentes ativos da mudança”, conclui a vice-reitora, regozijando-se com os resultados do projeto, que serão divulgados no decorrer do evento.

 

Foto: UA