Aveiro recebe o IV Congresso Internacional do Notariado Português.

2023-09-29 07:21

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe o IV Congresso Internacional do Notariado Português.

Dois dias, sexta e sábado, com atividade centrada no Centro de Congresso de Aveiro para discutir o impacto da evolução tecnológica e da transformação digital neste setor.

“Que impacto terão as novas tecnologias, designadamente a inteligência artificial, nos serviços públicos prestados pelos notários à população e às empresas? Que medidas poderão reforçar a segurança jurídica nos negócios eletrónicos presenciais e à distância? Numa sociedade globalizada e digital, qual o papel do notário na proteção dos mais vulneráveis?” estes são os alguns dos temas em análise no IV Congresso Internacional do Notariado Português - Direitos dos Cidadãos num Mundo Globalizado e Digital.

A organização espera que venha a ser marco histórico na construção de um sistema de circulação de documentos notariais em formato digital e facilitador da vida dos cidadãos e das empresas.

Aguarda-se a presença das Ministras da Justiça de Portugal e de Cabo Verde, Catarina Sarmento e Castro e Joana Rosa Amado, Francisca Van Dunem, Ex-Ministra da Justiça, Jorge Batista da Silva, Bastonário da Ordem do Notários, Tito Mba Ada, Embaixador da CPLP em Portugal, bem como com um conjunto de destacadas personalidades da área da Justiça e do Notariado, em representação da Ucrânia, de Espanha e dos países da CPLP.

O IV Congresso Internacional do Notariado Português terá como Keynote Speaker Afonso Patrão, Juiz Conselheiro no Tribunal Constitucional, cuja intervenção será dedicada ao Certificado Sucessório Europeu - O impacto da transnacionalidade num mundo globalizado.

Este evento terá ainda duas mesas redondas, onde serão apresentados e debatidos temas como “A Circulação de documentos e os direitos dos cidadãos” e “A proteção de vulneráveis num mundo digital e globalizado”.

Segundo Jorge Batista da Silva, Bastonário da Ordem dos Notários, “O IV Congresso Internacional do Notariado Português, que terá como tema central Os Direitos dos Cidadãos num Mundo Globalizado e Digital, é um convite à reflexão conjunta sobre os desafios que se colocam ao notariado. Este encontro constitui uma excelente oportunidade para, através da partilha de conhecimentos e de experiências, reforçarmos a cooperação com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Ibero americanos e, simultaneamente, o relacionamento com a União Europeia através da harmonização dos procedimentos nas relações jurídicas transfronteiriças.”